Notícias Viva Mais

Pneumologia PUBLICADO EM 23/03/2017

Tuberculose não tratada leva à doença grave e morte

Confira as dicas da Dra. Rosana Franco, médica pneumologista

Tuberculose não tratada leva à doença grave e morte

Sintomas da Tuberculose
O quadro típico de tuberculose pulmonar é de desenvolvimento lento, com febre baixa, geralmente no final do dia, suores e calafrios noturnos, dor no peito, tosse com expectoração, por vezes com raias de sangue, perda de apetite, prostração e emagrecimento.

*Deve-se pensar, sempre, em tuberculose pulmonar, naqueles pacientes com quadro de pneumonia que não melhoram com antibióticos comuns ou tosse por mais de três semanas.

Diagnóstico da Tuberculose
O diagnóstico da tuberculose pulmonar é feito através da história clínica, da radiografia de tórax, do exame de escarro, onde se identifica a presença do bacilo de Koch, e do teste de mantoux ou PPD.

A infecção pelo bacilo inicia-se pelos pulmões, mas pode se alastrar por todo o corpo. Nem todo mundo vai desenvolver a tuberculose ativa e alguns permanecerão com a bactéria adormecida no organismo, que pode ficar alojada, durante anos, em qualquer parte do corpo, como cérebro, meninge, rins, intestinos, coração, linfonodos, ossos, e etc., a espera de uma queda no sistema imune para voltar a multiplicar-se.

Saiba mais:
24 de março: Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Como saber se você é portador assintomático da bactéria da tuberculose?
Existe um teste chamado de PPD ou teste da tuberculina, que é feito através da inoculação subcutânea de proteínas do bacilo de Koch morto. Após 48-72h, é feita a avaliação do grau de reação do corpo ao material inoculado. O teste de PPD só fica positivo após 12 semanas da exposição a pessoas infectadas.

Pessoas apenas com o PPD positivo são candidatos ao tratamento contra tuberculose latente, objetivando impedir uma futura reativação do bacilo e surgimento de doença. As infecções extra-pulmonares, normalmente ocorrem anos depois da infecção pulmonar ou mesmo da contaminação assintomática. O quadro, em geral, é de febre persistente e emagrecimento e sintomas localizados no órgão alvo. Os doentes que apresentam sintomas de tuberculose são tratados com um esquema de 4 antibióticos por 6 meses, que é distribuído gratuitamente na rede pública de saúde no Brasil.

Os pacientes deixam de transmitir tuberculose após aproximadamente 15 dias de tratamento. Um dos problemas do controle da tuberculose é o abandono antes do final dos 6 meses. Como os sintomas melhoram em pouco tempo, muitos pacientes não completam o tempo de tratamento, favorecendo o surgimento de cepas multi-resistentes do bacilo de Koch. Porém, podem voltar a ser bacilíferos (transmissores do bacilo) se não completarem o curso de 6 meses de antibióticos.

Vacina contra a Tuberculose
Existe uma vacina chamada de BCG, que faz parte do calendário nacional, administrada quando criança e serve para prevenir as formas mais graves da doença, como a tuberculose disseminada e a meningite turberculosa. A vacina apesar de diminuir a incidência da tuberculose pulmonar, não a evita por completo. Como é feita a partir de bactérias vivas, não deve ser administrada em imunossuprimidos.

Compartilhe essa notícia: