Notícias Viva Mais

Pneumologia PUBLICADO EM 23/03/2017

24 de março: Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Participação da Dra. Rosana Franco, médica pneumologista

24 de março: Dia Mundial de Combate à Tuberculose

O dia 24 de março foi o escolhido para comemorar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, com o objetivo de alertar a população sobre a doença e erradicá-la completamente. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares escolheram a data em 1982, em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch.

A tuberculose é uma doença infecciosa e muito contagiosa, causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch. A doença é mais comum na forma pulmonar, mas pode acometer vários outros órgãos do corpo, como pele, rins, linfonodos, ossos e etc. Desde o surgimento da AIDS, na década de 80, a tuberculose voltou a ser uma grande preocupação, pacientes imunossuprimidos (com o sistema imunológico em baixa atividade) são muito susceptíveis a este bacilo.

O Brasil é o 16º país com maior incidência de tuberculose no mundo, e a Bahia ocupa o 3º lugar, com maior carga da doença no país. No estado, anualmente, são diagnosticados mais de 4.500 novos casos de tuberculose. Destes, apenas 61,8% são curados e o abandono de tratamento chega a 6,1%. Atualmente, 1/3 da população mundial está infectada pelo bacilo de Koch, mas, apenas 10% das pessoas que entram em contato com a bactéria, desenvolvem tuberculose. Esta resistência se dá pelo sistema imune que é competente em impedir a progressão da tuberculose. Quando o bacilo não é completamente eliminado pelo sistema imune fica adormecido no organismo, sem causar sintomas, a espera de uma queda nas defesas para voltar a se multiplicar. Por este motivo, a epidemia de AIDS trouxe de volta, também, a epidemia de tuberculose.

Saiba mais:
Tuberculose não tratada leva à doença grave e morte

Na Bahia, ocorrem mais de 400 mortes pela doença a cada ano, atingindo, principalmente, as populações em situação de vulnerabilidade social ou com baixa imunidade, entre elas, as pessoas residentes nas áreas mais pobres dos municípios e, especialmente, as pessoas em situação de rua, os negros, os indígenas, as pessoas vivendo com HIV/Aids, diabéticos, alcoólatras, renais crônicos, transplantados, portadores de neoplasias em uso de quimioterapia e as pessoas privadas de liberdade.

A Dra. Rosana Franco, médica pneumologista, alerta que “a tuberculose pulmonar é a manifestação mais comum da doenças e todos que tem tosse há mais de três semanas devem procurar o médico pneumologista para investigação. A transmissão é feita pelo ar, através de aerossóis expelidos pela tosse, espirro ou pela própria fala. Estima-se que uma pessoas infectada, se não tratada, pode contaminar outras 10 no espaço de um ano, mas apenas uma desenvolverá sintomas. Apenas os casos sintomáticos são capazes de transmitir a doença”.

Sendo assim, a dica do Viva Mais para o Dia Mundial de Combate à Tuberculose é: evite a disseminação da doença, o tratamento precoce é o método mais eficaz de controle à  tuberculose!

Compartilhe essa notícia: