Notícias Viva Mais
Endocrinologia PUBLICADO EM 26/11/2015Por que a perda de peso é mais difícil quando carregamos mais gordura?
Estudo sugere mudanças no tratamento da obesidade e outras doenças metabólicas
Pesquisadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido e da Universidade de Toho, no Japão, descobriram que pessoas acima do peso encontram muita dificuldade em perder os quilos a mais. A equipe identificou uma proteína que bloqueia a capacidade do corpo para queimar gordura e descobriu que, quanto mais pesado somos, mais dessa proteína produzimos. O estudo sugere mudanças na forma de tratar a obesidade e outras doenças metabólicas. As descobertas foram publicadas na revista Nature Communications.
Em contraste com os adipócitos brancos (células de gordura) que armazenam energia, nossos corpos contêm quantidades muito menores de adipócitos marrons, que queimam gordura para nos manter quentes – um processo conhecido como termogênese. Ou seja, a pesquisa revela que a proteína sLR11 parece suprimir a termogênese em tecido adiposo (tecido cujas células possuem óleos e gorduras).
Os pesquisadores sugerem que a sLR11 desempenhe um papel de conservação de energia para evitar o desperdício de energia no tecido adiposo, e este papel é exagerado em pessoas com sobrepeso ou obesas.
Dr. Andrew Whittle, da Universidade de Cambridge, conclui:
“Nossa descoberta pode ajudar a explicar porque os indivíduos com excesso de peso encontram dificuldades em perder peso. A gordura armazenada está lutando ativamente contra os seus esforços para queimá-lo no nível molecular”.
O processo de termogênese está atraindo muito interesse como um alvo para o tratamento de obesidade, diabetes e outras doenças metabólicas, porque parece oferecer uma maneira de eliminar, de forma segura, o excesso de gordura. O estudo destaca uma maneira potencial para ajudar as pessoas que precisam de ajuda na outra direção – com tratamentos que visam a termogênese para aumentar a eficiência de armazenamento de gordura – como pacientes com anorexia nervosa.