Notícias Viva Mais

Qualidade de Vida PUBLICADO EM 03/12/2015

O poder da música: como ela pode beneficiar a saúde

Conheça os benefícios que uma canção pode fazer pelo paciente

O poder da música: como ela pode beneficiar a saúde

“Eu acho que a música em si é a cura”, disse o músico norte-americano Billy Joel uma vez. “É uma expressão explosiva de humanidade. É algo que toca a todos. Não importa a cultura, todo mundo ama a música”. A maioria de nós gostaria de concordar com esta afirmação, e é esta ligação universal com a música que levou os pesquisadores de todo o mundo a investigar o seu potencial terapêutico.

Todas as pessoas conseguem ligar uma determinada canção com alguma lembrança. Pode ser a música da primeira dança do casamento, por exemplo, ou uma música que lembra a perda de um ente querido. A consultora sênior de política e pesquisa da Associação Americada de Terapia Musical, Barbara Else, diz que “nós temos uma conexão muito profunda com a música, ela está programada em nossos cérebros e corpos”.

Dada a profunda conexão que todos têm com a música, talvez não seja surpresa que vários estudos mostrem que pode beneficiar a nossa saúde mental. Um estudo publicado no The Lancet Psychiatry sugeriu que ouvir música hip-hop – em especial as de Kendrick Lamar – pode ajudar as pessoas a entenderem distúrbios de saúde mental. Cada vez mais, os pesquisadores estão descobrindo que os benefícios de saúde da música podem ir além da saúde mental, como serão relatados a seguir:

Redução da dor e ansiedade
Bob Marley, uma vez cantou: “Uma coisa boa sobre a música: quando ela bate, você não sente dor”. De acordo com alguns estudos, esta declaração pode soar verdadeira. Como o da Universidade Brunel, no Reino Unido, que sugeriu que a música pode reduzir a dor e ansiedade para os pacientes que se submeteram à cirurgia.

Ao analisar 72 estudos randomizados controlados, envolvendo mais de 7 mil pacientes que receberam a cirurgia, os pesquisadores descobriram que aqueles que ouviram música após o seu procedimento, relataram sentir menos dor e ansiedade do que aqueles que não ouviram música. Este efeito foi ainda mais forte quando os pacientes escolheram a música que ouviam.

Eficaz para aliviar o estresse
Para aliviar o estresse, nada melhor do que ouvir aquela música que te agrada – e existem inúmeros estudos que comprovam essa ideia. Um deles, inclusive, descobriu que bebês permaneceram calmos por mais tempo quando ouviram música em vez de pessoas falando. Os pesquisadores desse estudo, incluindo Prof. Isabelle Peretz, do Centro de Pesquisa sobre o Cérebro, Música e Línguas da Universidade de Montreal, no Canadá, sugeriram que um padrão repetitivo da música reduziria a angústia das crianças – a capacidade de ritmos internos do corpo de sincronizar-se com ritmos, pulsos ou batidas externos. A revisão do estudo, no entanto, sugere que este efeito de aliviar o stress é dependente de que tipo de música se ouve, com música relaxante sendo mais provável para reduzir os níveis de cortisol.

“Estimular a música produz aumentos de medidas cardiovasculares, enquanto que música relaxante diminui”, explicam. “[…] Estes efeitos são em grande parte mediada pelo andamento:. Música lenta e pausas musicais estão associados a uma diminuição da frequência cardíaca, respiração e pressão arterial, e música mais rápida com aumentos nestes parâmetros”.

Música e memória
Certas canções têm a capacidade de nos lembrar de certos períodos ou eventos em nossas vidas – alguns que nos fazem sorrir, e outros que preferíamos esquecer. Com isto em mente, os pesquisadores estão cada vez mais investigando se a música pode ajudar a recuperação da memória.

Um estudo publicado na revista Gerontologist ano passado avaliou o efeito da música na recuperação da memória em indivíduos com início de demência. Para a pesquisa, 89 pessoas com demência e seus cuidadores foram aleatoriamente designados para um grupo de 10 semanas de treinamento de cantar ou 10 semanas de audição de música grupo de coaching ou cuidados habituais. Os resultados revelaram que o grupo que ouvia música não só tinha melhorado o humor e bem-estar, mas eles demonstraram melhor memória episódica em avaliações cognitivas. O grupo de canto também mostraram melhor memória de trabalho que o grupo de cuidados habituais.

Ajudando a recuperar da lesão cerebral, o tratamento de convulsões
Cada vez mais, a pesquisa está indicando que a música pode ajudar a recuperação de auxílios de lesão cerebral – como a de acidente vascular cerebral. Além disso, estudos têm mostrado que a música pode ajudar na recuperação da fala após acidente vascular cerebral. Também tem sido sugerido que a música pode ajudar no tratamento da epilepsia – um distúrbio cerebral caracterizado pela ocorrência de convulsões. 

A musicoterapia deve ser utilizada mais vezes em ambientes de cuidados de saúde. Com base na evidência substancial de que a música oferece inúmeros benefícios à saúde, muitos especialistas estão chamando para uma maior utilização de terapia de música em contextos de cuidados de saúde. 

Compartilhe essa notícia: