Notícias Viva Mais

Hepatologia PUBLICADO EM 05/09/2020

Mitos e verdades sobre hepatite

Com participação do Dr. André Lyra, especialista em Hepatologia e Gastroenterologia

Mitos e verdades sobre hepatite

Conheça alguns mitos e verdades sobre hepatite:

Mito ou verdade: Quem já teve diagnóstico de hepatite não pode doar sangue?

Verdade. De acordo com o Dr. André Lyra “Por uma questão de segurança, os bancos de sangue não aceitam doadores que tiveram hepatite após os 11 anos de idade. Quem tem marcadores sorológicos das hepatites virais B e C, sejam marcadores de infecção atual ou passada, também não podem doar sangue.”

Mito ou verdade: A hepatite não tem cura?

Mito. De acordo com o Dr. André Lyra “A hepatite A nunca cronifica e evolui para a cura em praticamente 100% dos casos, salvo exceções. Portanto, a hepatite A provoca hepatite aguda. A hepatite C, que pode evoluir para a forma crônica, tem cura e drogas novas, de uso somente oral, cujos efeitos colaterais são mínimos, já estão no mercado. As chances de cura, de um modo geral, com essas novas terapias, variam de 80 a 100%, de acordo com as características clínicas de cada paciente. A hepatite aguda B também evolui para a cura espontânea em cerca de 90 a 95% nos adultos. No caso da infecção crônica pelo vírus da hepatite, existem drogas que controlam o vírus com eficácia, embora nesta última situação apenas, de fato é difícil obter a eliminação viral.”

Mito ou verdade: Uso compartilhado de materiais de manicure ou tatuagens, que não sejam devidamente esterilizados, pode favorecer a contaminação do vírus da hepatite?

Verdade. De acordo com o Dr. André Lyra “O uso de materiais de manicure ou tatuagens, que não sejam devidamente esterilizados, através do contato sanguíneo de uma pessoa infectada para uma outra não infectada, pode favorecer a contaminação pelo vírus da hepatite B e C.”

O beijo pode transmitir o vírus da hepatite?

Não. De acordo com o Dr. André Lyra “O beijo não transmite hepatite B ou C.”

Mito ou verdade: Pele amarelada é um dos sintomas de problema no fígado?

Verdade. De acordo com o Dr. André Lyra “A icterícia é um nome dado ao sinal clínico caracterizado pela coloração amarelada da pele, bem como das mucosas escleróticas, devido a um aumento dos níveis séricos das bilirrubinas, quando estas atingem níveis acima de 2 a 3 mg/dL. Existem diversas causas de icterícia, entretanto, as doenças hepáticas agudas ou crônicas são as principais causas desta condição.”

Compartilhe essa notícia: