Nossas Entrevistas

Neurocirurgia

Matéria Viva Mais – 50% dos Pacientes que tem rompimento de aneurisma sequer chegam ao Hospital

Por Dr. Igor Maldonado

(071) 33... Ver mais >

Com participação de  Dr. Igor Maldonado

Viva Mais Viva Melhor – Mais frequente do que se imagina, o aneurisma cerebral atinge 5% da população mundial. Trata-se de uma dilatação de uma artéria do cérebro como se fosse uma bolsa que pode se romper a qualquer momento. Estatísticas mostram que 50% dos pacientes que tem rompimento do aneurisma sequer chegam ao hospital. O médico neurocirurgião Igor Maldonado explica quais são os sintomas quando ocorre o rompimento do aneurisma cerebral.

Dr. Igor Maldonado – Geralmente ocorre uma hemorragia, um sangramento no interior do crânio. Na maioria das vezes é um sangramento ao redor do cérebro. Algumas vezes pode acontecer um sangramento no interior do cérebro mesmo e o que a pessoa sente é uma dor de cabeça muito intensa, ela tem a característica de ser súbita, ou seja, de instalação extremamente rápida, de 1 a 2 segundos a dor vai de 0 a 10 e a frequente a pessoa dizer: “olha, nunca tive uma dor de cabeça tão forte”. Costuma vir acompanhado de vômito e dependendo do grau de hemorragia pode haver comprometimento do nível de consciência, sonolência, até mesmo coma ou desenvolvimento de algum déficit neurológico.

Viva Mais Viva Melhor – A maioria dos pacientes só descobre o aneurisma cerebral quando ele rompe. Com a publicitária Cátia Quadros foi diferente. Ela descobriu a doença ao realizar exames para acompanhar outros problemas de saúde.

Cátia Quadros – No momento em que eu descobri que tinha essa doença policística renal e hepática eu tentei fazer o acompanhamento, porque não existe o tratamento. E dentro deste acompanhamento o médico solicitou que fosse feita a angiorressonância e foi constatado o aneurisma. Eu já tinha hábitos saudáveis. E depois do diagnóstico eu procurei continuar com os meus bons hábitos e me adequar com relação às coisas que são necessárias para evitar o crescimento dele.

Viva Mais Viva Melhor – O médico Igor Maldonado esclarece que o tratamento depende do tipo de aneurisma cerebral. Se a pessoa está com aneurisma roto, ou seja, que já se rompeu, precisa de atendimento urgente.

Dr. Igor Maldonado – Essa é uma situação que requer tratamento rápido. Uma investigação bem mais acelerada e um tratamento rápido, porque vai ser completamente diferente daquele tratamento que nós vamos oferecer para o aneurisma não-roto. É aquele que foi descoberto, por exemplo, de forma acidental, fortuita. A pessoa fez o exame por outra razão e tinha lá um aneurisma. Quando esses aneurismas são muito pequenininhos é comum que eles não causem sintomas nenhum. Quando eles são muito grandes eles podem ter o que a gente chama de efeitos de massa, quer dizer, eles vão crescendo e começam a apertar um pouquinho as estruturas que estão ao redor e isso pode dar um sintoma ou outro, as vezes uma dorzinha de cabeça, uma paralisia de algum dos nervinhos do rosto e aí o neurologista consegue identificar alguns sintomas. Mas é comum que o aneurisma seja não muito grande e não cause sintoma nenhum. Então nesse caso a pessoa tem um pouco de tempo para se preparar e discutir com o seu médico qual a real indicação de tratamento destes aneurismas.

Viva Mais Viva Melhor – Com informações do site Viva Mais Viva Melhor, Dominique Azevedo.