Notícias Viva Mais

Fertilidade PUBLICADO EM 23/03/2016

Pesquisadores estudam criação de pílula anticoncepcional masculina

Barreiras ainda precisam ser superadas antes que a droga chegue ao mercado

Pesquisadores estudam criação de pílula anticoncepcional masculina

Durante dois anos, pesquisadores da Universidade de Minnesota têm se esforçado para desenvolver uma pílula anticoncepcional para homens. Eles apresentaram suas descobertas no Encontro Nacional 251 & Exposition of the American Chemical Society (ACS), em San Diego, CA.

Jillian Kyzer, estudante graduado em Minnesota e co-autor da nova pesquisa, observa que “essas doses não funcionam com até 20% dos homens, e pode causar efeitos colaterais, incluindo ganho de peso e diminuição do ‘bom’ colesterol”. 

Outros compostos foram avaliados como a pílula contraceptiva masculina e há uma série de barreiras que precisam ser superadas antes que essa droga chegue ao mercado, conforme informações do pesquisador chefe, Gunda I. Georg. A pílula teria que ser solúvel e seria necessário trabalhar muito rapidamente, sem afetar o desejo sexual do homem. Os homens teriam de ser capazes de usar a pílula com segurança por um longo tempo e os efeitos na fertilidade precisariam ser reversíveis, sem impacto negativo no esperma ou embriões.

Algumas empresas farmacêuticas chegaram a estágios experimentais, mas Georg e seus colegas observam que algumas falhas graves persistem. A equipe fala de um composto experimental que, embora solúvel, não é capaz de alvejar seletivamente as células necessárias para inibir temporariamente a fertilidade masculina; o composto interage com ácido retinóico receptor-α (RAR-α) – uma proteína envolvida na fertilidade masculina -, bem como em outros dois receptores de ácido retinóico não associados com a fertilidade masculina, ou seja, o composto pode causar efeitos secundários adversos.

Para a pesquisa, Georg e a sua equipe descobriram que fazer certos “ajustes” para os compostos podem melhorar a sua adequação à pílula contraceptiva masculina. Ao investigar um composto que interage com o RAR-α, por exemplo, eles descobriram que uma simples substituição melhorou a estabilidade do composto, o que significa que iria funcionar durante mais tempo no corpo. No entanto, a substituição destes títulos também reduziu a capacidade do composto para alvejar seletivamente RAR-α.

Ainda assim, os pesquisadores acreditam que estão fazendo progressos no desenvolvimento de uma pílula anticoncepcional masculina, e continuam a ajustar os seus compostos, a fim de alcançar “o melhor equilíbrio de solubilidade, especificidade e estabilidade”. Embora haja um grande número de pílulas anticoncepcionais disponíveis para as mulheres, elas não são uma opção adequada para todos os casais. Georg conclui que “seria maravilhoso fornecer aos casais uma alternativa segura, pois algumas mulheres não podem tomar pílulas anticoncepcionais”.

Compartilhe essa notícia: