Notícias Viva Mais

Cirurgia de cabeça e pescoço PUBLICADO EM 16/01/2020

Mitos e verdades sobre a tireoide

Desempenho da glândula é fundamental para o bom funcionamento do organismo

Participação do especialista em cirurgia de cabeça, Dr. Gabriel Carletto

Mitos e verdades sobre a tireoide

Existem muitas dúvidas dos pacientes relacionadas a distúrbios da tireoide, como o hipotireoidismo, nódulos, perda de peso, etc. Para esclarecer o que é mito e o que é realidade, o especialista em cirurgia de cabeça, Dr. Gabriel Carletto, listou questões e esclarecimentos. Confira:

Hipotireoidismo engorda.

Mito: Embora o ganho de peso seja uma das manifestações clínicas do hipotireoidismo, existem muitos pacientes portadores da disfunção da tireoide que não apresentam esta queixa. Quando ocorre, o ganho de peso é pequeno, de cerca de 2Kg e o tratamento reverte totalmente este efeito do hipotireoidismo.

Hipotireoidismo causa depressão.

Verdade: Metade dos pacientes com hipotireoidismo apresentam sintomas depressivos e até mesmo depressão e um terço dos pacientes com depressão têm hipotireoidismo. Os hormônios tireoidianos agem nos sistemas adrenérgico e serotoninérgico, que são importantes para o humor, assim como em várias áreas do cérebro, sendo importantes para memória, raciocínio, libido, sono-vigília, entre outros. Portanto, pacientes com hipotireoidismo devem ser avaliados quanto à alteração de humor e pacientes com depressão devem ter a função tireoidiana avaliada.

Hipotireoidismo faz perder cabelos.

Verdade: Tanto o hipotireoidismo quanto o hipertireoidismo podem ser causas de queda de cabelo. Estas alterações da tireoide podem ser diagnosticadas através de exames laboratoriais. O tratamento correto das doenças da tireoide pode corrigir a perda capilar.

Hipotireoidismo atrasa o metabolismo.

Verdade: Segundo o Dr. Gabriel Carletto, pessoas com hipotireoidismo sofrem a redução da sua atividade metabólica. Sendo assim, o organismo gasta menos energia, além de reter mais sal e água, provocando o inchaço.

Hipotireoidismo não afeta a qualidade de vida.

Mito: Se não tratado ou tratado de forma inadequada, o hipotireoidismo altera de forma importante a qualidade de vida, pois causa infertilidade, cansaço, sonolência, alterações humor e memória e ganho de peso, o que com certeza prejudica o desempenho no trabalho, no lazer e atividade intelectual.

Todo nódulo de tireoide é câncer.

Mito: O principal sinal do câncer de tireoide é um caroço (nódulo) na tireoide, porém em boa parte dos casos, esse tumor não apresenta qualquer sintoma. É comum o médico descobrir o nódulo durante um exame físico de rotina. O diagnóstico do câncer de tireoide é feito com uma biópsia do nódulo de tireoide ou após sua remoção por cirurgia. Mas a maioria dos nódulos é benigna. Estima-se que 60% da população brasileira tenham nódulos na tireoide em algum momento da vida, sendo que a maioria dos nódulos é benigna.

Hipotireoidismo causa impotência sexual.

Verdade: A doença pode causar diminuição da libido, impotência e diminuição na quantidade de espermatozoides.

Só idosos desenvolvem hipotireoidismo.

Mito: Apesar de ser mais comum em pessoas acima de 40 anos, o hipotireoidismo pode ocorrer em todas as fases da vida. Crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos de todas as raças e gêneros podem ter a doença.

Compartilhe essa notícia: