Notícias Viva Mais

Ortopedia e Traumatologia PUBLICADO EM 21/11/2019

Lesão osteocondral: como lidar com um defeito na cartilagem de uma articulação

Conheça os sintomas, riscos, tratamento e prevenção desse tipo de problema

Com participação do Dr. Gustavo Azi, ortopedista especialista em Joelho

 

Lesão osteocondral: como lidar com um defeito na cartilagem de uma articulação

Uma lesão osteocondral é um defeito na cartilagem de uma articulação e no osso subjacente. Cartilagem é um tecido conjuntivo que cobre os ossos entre as articulações. Quando há degeneração, separação ou ruptura da cartilagem, pode ser referida como uma lesão osteocondral. O osso direito embaixo da cartilagem pode também ser afetado. A articulação do joelho, do tornozelo e do cotovelo são locais comuns onde esse defeito ocorre, principalmente em atletas.

De acordo com o ortopedista especialista em Cirurgia do Joelho, Dr. Gustavo Azi, no joelho, este tipo de lesão pode ser causada por traumas na cartilagem ou por deficiência de circulação na região, o que pode fragilizar a cartilagem. “Os traumas são mais comuns em atletas enquanto a segunda causa é mais frequente em mulheres a partir dos 50 anos de idade”, pontuou. Uma vez feita a avaliação clínica e o exame físico, surgindo a suspeita da lesão, “o exame padrão “ouro” para identificá-la é a ressonância magnética. Infelizmente, a radiografia simples não detecta este tipo de lesão”, disse o médico. 

Sintomas e riscos

 

Pacientes que apresentam lesões osteocondrais geralmente apresentam dor na articulação envolvida. A dor geralmente piora com a atividade principalmente de impacto. Inchaço da articulação também pode ser um sintoma. Instabilidade, bloqueio ou sensação de travamento, podem ser outros sintomas. Uma história de trauma ou cirurgia na articulação afetada pode ser uma pista que leva ao diagnóstico de lesão osteocondral. Esse problema ocorre com mais frequência na população de atletas mais jovens.

Tratamento

As opções de tratamento variam dependendo do paciente. Idade, objetivos atléticos, localização e tamanho do defeito serão todos analisados para decidir qual tratamento é o melhor. Segundo o ortopedista Dr. Gustavo Azi, as opções de tratamento incluem a terapia conservadora não operatória (injeções ou infiltrações, órteses ou palmilhas e fisioterapia) e as cirurgias.

“Para tratar lesões osteocondrais a nível do joelho, nós temos cirurgias como “microfratura” do osso afetado, que traz novas células para a área na esperança de construir uma nova cartilagem ou o transplante de cartilagem / osso (transplante osteocondral) de um doador ou de uma parte do corpo diferente. Mais recentemente, com resultados parciais satisfatórios, surgiu a possibilidade de indução de formação de tecido cartilaginoso por meio do uso de membranas de colágeno”, destacou o ortopedista especialista em Cirurgia do Joelho, Dr. Gustavo Azi. 

Prevenção de lesões

Não se sabe ao certo o que impedirá uma lesão osteocondral de acontecer, é difícil prevenir lesões traumáticas agudas que às vezes levam a uma lesão osteocondral principalmente em esportes de contato. No entanto, manter os músculos fortes e flexíveis ajuda a apoiar e suportar as articulações. Praticar exercícios de força e flexibilidade podem não evitar uma lesão osteocondral, mas pelo menos ajuda no reflexo e com certeza evita que o trauma fosse maior. 

Manter a saúde dos ossos, obtendo níveis adequados de cálcio e vitamina D em sua dieta também pode ser benéficos, além obviamente alimentos saudáveis. Seguir as orientações adequadas de treinamento também ajudará para que o corpo não fique sobrecarregado com muito estresse ou sobrecarga nas articulações.

Retorno ao esporte

Voltar a praticar um esporte após a lesão condral depende de como a lesão foi gerenciada e tratada. Se o tratamento conservador foi a escolha, o atleta terá que esperar para voltar a jogar até a resolução da dor, que pode ser de 4 a 12 semanas. 

Se o tratamento incluiu uma operação, o cronograma de retorno ao esporte provavelmente será semelhante mas vai precisar respeitar o tempo de cicatrização que o especialista pediu , sem carga e para aguardar a resolução do quadro. Um programa de reabilitação também pode ser necessário antes de retornar ao esporte e depois seguir no gesto esportivo, nunca esquecendo de fortalecer.

Compartilhe essa notícia: