Notícias Viva Mais
Cardiologia PUBLICADO EM 05/04/2016Mamografia digital pode ajudar a prevenir doenças cardíacas
A técnica permitiria pacientes e médicos começarem a trabalhar na prevenção
O exame de mamografia pode ajudar a prevenir doenças cardíacas em mulheres através da detecção de sinais de cálcio nas artérias do peito. Isso poderia tornar o tratamento mais precoce possível, com potenciais benefícios, especialmente para as mulheres jovens. Os resultados foram apresentados na 65ª Sessão Científica Anual do Colégio Americano de Cardiologia, em Chicago.
A mamografia digital, utilizada em 96% dos mamógrafos, pode detectar calcificações. Esta informação poderia ajudar a indicar o quanto de cálcio está se acumulando nas artérias coronárias também. Calcificação arterial coronária (CAC) é um sinal muito precoce da doença cardiovascular (DCV), e pesquisas anteriores tem associado a CAC com calcificação arterial de mama e de doença aterosclerótica, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e outras doenças cardiovasculares. Resultados atuais sugerem que a calcificação arterial de mama pode ser um indicador igual ou mais forte de futuras doenças cardíacas do que colesterol alto, pressão arterial elevada e diabetes.
Dr. Harvey Hecht, professor da Icahn Escola de Medicina Monte Sinai, em Nova York, e diretor de imagem cardiovascular no Hospital Mount Sinai de St. Luke, e seus colegas compararam dados de 292 mulheres que se submeteram à mamografia e uma sem contraste a tomografia computadorizada (TC) do tórax dentro de 1 ano. Nenhum dos participantes tinha diagnóstico prévio de DCV. Os resultados mostraram que 124 mulheres, ou 42,5% dos participantes, mostraram sinais de calcificação arterial mama, e 70% dessas mulheres também tinham CAC, enquanto 63% daqueles cuja tomografia computadorizada revelou a CAC também tinha calcificação arterial na mama.
Uma vantagem de usar mamografia para prever doenças cardíacas é que cada triagem fornece uma pontuação prontamente disponível sem custo ou intervenção extra. Essa comunicação permitiria pacientes e médicos começarem a trabalhar na prevenção.
Dr. Hecht diz:
“Muitas mulheres, especialmente as mulheres jovens, não sabem sobre a saúde de suas artérias coronárias. Com base em nossos dados, se uma mamografia mostra calcificações arteriais de mama, ela pode ser uma bandeira vermelha que existe uma forte possibilidade de que também tem placa em suas artérias coronárias”.