Notícias Viva Mais

Hematologia e Hemoterapia PUBLICADO EM 14/10/2015

Epidemias de dengue estão ligadas às altas temperaturas do El Niño

Descobertas devem ajudar a compreender melhor a natureza cíclica da dengue e melhorar os sistemas de alerta

Epidemias de dengue estão ligadas às altas temperaturas do El Niño

Um estudo realizado por uma equipe de cientistas de 18 instituições em todo o mundo, inclusive de ministérios da saúde de diversos países afetados, concluiu que epidemias de vírus da dengue (transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti) estão ligadas ao aumento da temperatura do El Niño, fenômeno climático que ocorre no Oceano Pacífico, aquecendo suas águas e alterando a distribuição de calor e umidade em várias partes do planeta.

No decorrer das pesquisas, foram analisados os padrões de escala continental de dengue que devastaram outros países do sudeste da Ásia em 1997 e 1998, durante um intenso El Niño. Além disso, um conjunto enorme de dados foram colhidos em 18 anos de vigilância mensal, no qual foram encontrados 3,5 milhões de casos de pessoas infectadas pelo mosquito da dengue.

A análise, publicada nos Anais da Academia Nacional de Ciências, é pertinente, visto que o El Niño mais intenso em quase 20 anos está para acontecer no início de 2016, sugerindo um surto de casos de dengue em todo o Sudeste da Ásia.

Duas descobertas foram importantes para o estudo: o aumento da temperatura leva a um aumento das taxas de dengue em toda a região; e as áreas urbanas agem como reguladoras para a propagação da doença e criam um surto de infecção em áreas rurais.

O autor sênior do estudo, o professor de biologia Derek Cummings, diz que eles ficaram realmente impressionados pela forma como foi sincronizada a incidência de dengue sobre uma área tão grande, que abrange milhares de quilômetros, e observa que “Isso sugere que acompanhar a vigilância da dengue em cada país é fundamental para a compreensão de padrões específicos.”

Já o professor e co-autor do projeto, Lam Sai Kit, afirma que as descobertas devem ajudar a compreender melhor a natureza cíclica da dengue e melhorar os sistemas de alerta precoce em relação aos focos emergentes na região. “Agora que o novo El Niño foi iniciado, estes resultados irão nos ajudar a preparar para um cenário de pior caso, e poderão ser tomadas medidas imediatas para contrariar o seu efeito nos próximos meses”.

Fatos rápidos sobre a dengue:

– Estima-se que existam cerca de 390 milhões de casos de dengue em todo o mundo a cada ano;

– A melhor maneira de prevenir a dengue é eliminar locais onde os mosquitos transmissores da dengue depositam seus ovos, como recipientes artificiais que possam acumular água parada.

– Dengue hemorrágica é uma forma mais grave, que pode ser fatal se não for reconhecida e tratada precocemente;

– Existem quatro estirpes do vírus, conhecido como DENV1, -2, -3 e -4. Não existem tratamentos específicos e não há vacinas ainda, embora algumas estejam em desenvolvimento.

– Cientistas estão desenvolvendo um exame em formato de tira de papel, que funciona como um teste de gravidez sem prescrição, para ajudar a diagnosticar a dengue, o ebola, dentre outras doenças.

Compartilhe essa notícia: