Notícias Viva Mais

Hepatologia PUBLICADO EM 08/10/2018

Função hepática: para que serve o fígado?

Saiba como ele se regenera e como manter o órgão saudável

Participação do Dr. André Lyra, médico especialista em hepatologia

Função hepática: para que serve o fígado?

O fígado é o maior órgão sólido e a maior glândula do corpo humano. Ele está localizado logo abaixo do diafragma, no lado superior direito do corpo, e realiza uma infinidade de tarefas essenciais. Classificado como parte do sistema digestivo, suas funções incluem a desintoxicação, a síntese de proteínas e a produção de produtos químicos necessários para a digestão.

“As células do fígado, chamada de hepatócitos, contém milhares de enzimas que são responsáveis pela metabolização das substâncias presentes no sangue. O fígado também é capaz de armazenar nutrientes e outras substâncias úteis, além de produzir proteínas e vitaminas essenciais para a nossa saúde. Portanto, no processo de jejum ele é um dos órgãos que continuam provendo nutrientes para o organismo”. (Dr. André Lyra, médico especialista em hepatologia)

Estrutura do fígado
Pesando entre 1,44 e 1,66 kg, o fígado é marrom-avermelhado com uma textura emborrachada; ele está situado em cima e à esquerda do estômago e abaixo dos pulmões. A pele é o único órgão que é mais pesado e maior. Ele tem formato, mais ou menos, triangular e é constituído por dois lobos, o direito é maior que o esquerdo. Os lóbulos são separados pelo ligamento falciforme – uma faixa de tecido que o mantém ancorado ao diafragma.

Uma camada de tecido fibroso chamado cápsula de Glisson cobre o exterior do fígado. Esta cápsula é ainda coberta por peritoneo, uma membrana que forma o revestimento da cavidade abdominal; isso ajuda a manter o fígado no lugar e ainda protege de danos físicos.

As principais funções do fígado são:
– Produção de bílis
– Absorve e metaboliza a bilirrubina
– Auxilia na criação de fatores de coagulação do sangue (coagulantes);
– Metabolização de gordura;
– Metaboliza hidratos de carbono;
– Armazena vitaminas e minerais
– Ajuda a metabolizar proteínas
– Filtra o sangue
– Função imunológica
– Produção de albumina
– Síntese de angiotensinogênio

Regeneração do Fígado
Devido à importância do fígado e as suas funções, a evolução tem assegurado que, se for dada uma possibilidade de combate, ele pode crescer rapidamente. Esta capacidade é vista em todos os vertebrados de peixe a seres humanos. O fígado é o único órgão visceral com a capacidade de se regenerar. “O fígado é um órgão que, ao ser agredido agudamente, tem uma ótima capacidade de regeneração e retorna o estado prévio de antes da agressão aguda. Todavia, quando agredido lentamente ao longo de vários anos, como ocorre, por exemplo, com as hepatites crônicas virais, com o uso crônico abusivo do álcool, dentre outras condições que levam às doenças hepáticas, a sua via de regeneração é modificada, ele passa a se regenerar sobre a forma de fibrose hepática e que com o tempo pode se tornar uma cirrose hepática”, acrescenta Dr. André Lyra.

O fígado pode regenerar completamente, desde que um mínimo de 25% do tecido permaneça. Um dos aspectos mais impressionantes desta descoberta é que recrescimento ao seu tamanho anterior e capacidade pode ser alcançada sem qualquer perda de função.

Doenças do fígado
– Fasciolíase: doença causada pelo parasita platelminte Fasciola hepatica e por vezes também pelo Fasciola gigantica. Este parasita aloja-se nos canais biliares e no fígado.
– Cirrose: esta condição pode ser causada por uma série de fatores, incluindo toxinas, álcool e hepatite.
– Hepatite: causada por vírus, toxinas ou uma resposta auto-imune. A hepatite é caracterizada por uma inflamação do fígado. Em muitos casos, o fígado pode curar a si mesmo, mas o cenário de pior caso é insuficiência hepática.
– Doença hepática alcoólica: o excesso de consumo de álcool durante longos períodos de tempo pode causar danos ao fígado – cicatrizes e cirrose. É a causa mais comum de doença hepática no mundo ocidental.
– Colangite esclerosante primária (CEP): doença grave inflamatória das vias biliares, que resulta em sua destruição.
– Esteatose hepática: geralmente em conjunto com a obesidade ou o abuso de álcool, vacúolos de gordura de triglicéridos acumular nas células do fígado.
– Síndrome de Gilbert: uma desordem genética que afeta 3-12% da população. A bilirrubina não é dividida de forma adequada. Suave icterícia pode ocorrer, mas a doença é inofensiva.
– Câncer de fígado: as formas mais comuns são hepatocelular carcinoma e colangiocarcinoma. As principais causas de câncer de fígado são o álcool e hepatite.

*”Na maioria dos casos, apenas exames laboratoriais de rotina ou testes sorológicos para hepatites virais ou mesmo ultrassonografia do abdome são suficientes para o diagnóstico de diversas doenças hepáticas. Evidentemente que existem casos mais complexos, que necessitam de uma investigação mais profunda, e também, uma vez feito o diagnóstico, alguns pacientes da mesma forma irão precisar de exames adicionais para aprofundar a investigação”, explica Dr. André Lyra.

Mantendo a saúde do fígado
Abaixo estão algumas recomendações para ajudar a manter o seu fígado funcionando como deveria:
– Dieta: como o fígado é responsável pela digestão de gorduras, um excesso de lipídios pode sobrecarregá-lo. Além disso, a obesidade pode causar esteatose hepática.
– Álcool: evitar beber mais de dois drinques por vez. O excesso de consumo provoca cirrose do fígado ao longo do tempo. A composição de álcool produz produtos químicos que são tóxicos para o fígado, tais como o acetaldeído e radicais livres.
– Misturar drogas: se alguns medicamentos prescritos são misturados, eles podem interagir negativamente. Mistura de drogas com álcool coloca uma pressão significativa sobre o fígado.
– Viagens: se viajar para uma área onde a hepatite A ou B pode ser uma preocupação, a vacinação é essencial. A hepatite C não tem uma vacinação, então tome muito cuidado em relação a sexo seguro, tatuagens ou piercings. Malária cresce e se multiplica no fígado, e febre amarela pode levar à insuficiência hepática.
– Sexo seguro: hepatite C é transmitida sexualmente e afeta o fígado.

Compartilhe essa notícia: