Notícias Viva Mais

Alimentação PUBLICADO EM 15/10/2015

Fast-food pode afetar desenvolvimento ósseo nos primeiros anos de vida

Atingir massa óssea substancial no início da vida é muito importante para a saúde do esqueleto 

Fast-food pode afetar desenvolvimento ósseo nos primeiros anos de vida

20 de outubro é o Dia Mundial da Osteoporose, cuja mensagem deste ano é “servir-se da resistência óssea”, para enfatizar o papel que uma dieta saudável desempenha na saúde óssea. Por isso, pesquisadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, fizeram um estudo a fim de adotar medidas que conscientizem as mães a reduzir o consumo de alimentos fast-food das crianças. Os resultados foram publicados na revista International Osteoporosis.

A pesquisa mostra que uma dieta equilibrada contendo quantidades adequadas de frutas, legumes, proteínas, cálcio e vitamina D ajuda a desenvolver ossos saudáveis ​​ao longo da vida. Foram colhidos dados de 1.107 crianças que tinham em sua região supermercados, lojas de produtos saudáveis ​​e fast-food, e comparados o conteúdo densidade e resistência mineral óssea de recém nascidos, e, em seguida, aos 4 e 6 anos.

A análise mostrou que viver em um bairro onde há maior acesso a lojas de fast-food pode afetar o desenvolvimento ósseo entre os 4 e 6 anos. Ou seja, a relação entre ambiente e comida diminui a massa óssea nos primeiros 6 anos de vida. Em contraste, os pesquisadores observaram que ter lojas mais saudáveis ​​no bairro – quitandas que vendem frutas e legumes frescos – está ligada a maior densidade mineral óssea entre os 4 e 6 anos.

O co-autor do projeto Cyrus Cooper, professor de reumatologia e diretor da Unidade de Epidemiologia em Southampton revelou que “estes resultados sugerem que a exposição de mães e crianças aos ambientes com mais alimentos saudáveis ​​pode otimizar o desenvolvimento dos ossos da infância através de sua influência sobre a qualidade da dieta materna e escolhas alimentares nos primeiros anos de vida.”

Ele ainda ressalta que “se confirmado, em estudos futuros, medidas para reduzir o acesso a lojas de fast-food poderia ter benefícios para o desenvolvimento da infância e da saúde óssea de longo prazo”.

No Reino Unido, providências já começaram a ser tomadas para melhorar o ambiente de alimentos, com planejamentos locais que não permitem lojas de fast food a menos de 400 metros de escolas.

Em tempo, de acordo com um relatório de 2014 da Academia Americana de Pediatria, atingir massa óssea substancial no início da vida é um determinante modificável muito importante da saúde do esqueleto ao longo da vida.

Compartilhe essa notícia: