Notícias Viva Mais
PUBLICADO EM 27/04/2016Composto encontrado na cerveja diminui ganho de peso e reduz o colesterol
Flavonoide do lúpulo ajudaria no tratamento da síndrome metabólica
A síndrome metabólica é uma condição de saúde que afeta muitas pessoas em todo o mundo, colocando-os em risco de doença cardiovascular, diabetes, acidente vascular cerebral, entre outras. De acordo com a Associação Americana do Coração, as causas da síndrome metabólica estão relacionadas a condições que incluem: obesidade abdominal, lipidos elevados, pressão sanguínea alta, resistência à insulina ou tolerância a glucose enfraquecida. Sendo clinicamente diagnosticado com três ou mais das várias condições é o que define a síndrome metabólica.
Por isso, pesquisadores da Universidade do Estado de Oregon estudaram um flavonoide encontrado no lúpulo, utilizado para dar o amargor e o aroma à cerveja, e descobriram que poderia reduzir o ganho de peso e melhorar marcadores dessa síndrome metabólica. Os resultados do estudo foram publicados na revista Arquivos de Bioquímica e Biofísica. Liderados por Cristobal Miranda, professor assistente da Universidade, os pesquisadores chegaram à conclusão que a ingestão dos flavonoides encontrados no lúpulo, chamados xanthohumol, melhoraram os marcadores da síndrome metabólica em ratos de laboratório.
Para investigar como os níveis de xanthohumol agiam sobre a síndrome metabólica, os pesquisadores deram vários níveis de flavonoides para ratos de laboratório que foram alimentados com uma dieta rica em gordura. Os resultados mostraram que, em comparação com os animais que não receberam qualquer xanthohumol, os que receberam maior dosagem tiveram uma redução de 80% em seu LDL (colesterol ‘ruim’). Além disso, os níveis de insulina diminuiram 42%, e os seus níveis de IL-6, que é um biomarcador da inflamação, cairam em 78%.
Embora os camundongos que receberam o flavonoide ainda estivessem crescendo – eles estavam com uma dieta rica para se tornarem obesos – o peso aumentou 22% menos do que aqueles que não recebem xanthohumol, apesar de que todos consumirem a mesma quantidade de alimento. Curiosamente, os pesquisadores dizem que consumir o flavonoide parece aumentar o consumo de oxigênio e a taxa metabólica, o que tem implicações importantes para o controle de peso.
Comentando sobre suas descobertas, Miranda diz:
“Esta é a primeira vez que vimos um composto com potencial para resolver tantos problemas de saúde. Estas foram melhorias muito dramáticas.”
* Embora os seus resultados sejam muito promissores, os pesquisadores observam que mais estudos precisam ser realizados para demonstrar a segurança e eficácia em humanos.