Notícias Viva Mais

Urologia PUBLICADO EM 11/11/2016

Cálculo Renal: Uma dor inesquecível

As conhecidas pedras nos rins se instalam mais nos homens do que nas mulheres

Participação do médico, André Costa Matos, especialista em urologia

Cálculo Renal: Uma dor inesquecível

Conhecido popularmente como ‘pedra no rim’, o cálculo renal é uma doença muito comum, principalmente em homens. Ele é causado pela cristalização de sais minerais presentes na urina, e pode ser encontrado em qualquer ponto do aparelho urinário. O sintoma clássico da doença são as cólicas renais, que costumam ser descritas como a pior dor que o paciente já teve na vida.

A incidência de cálculo renal na população é por volta de 10% e, portanto, para desenvolver cálculo renal é preciso uma composição entre fatores ambientais e genéticos. Normalmente, a dor de cálculo ocorre quando ele obstrui a passagem da urina do rim para a bexiga e é caracterizada por uma dor muito intensa, tipo cólica, ou seja, aquela dor que aperta e alivia, muitas vezes associada a náuseas e vômitos e sem posições de melhora. O indivíduo, normalmente, fica inquieto tentando achar alguma posição que melhore a dor.

Saiba mais:
Quando ocorre a dor?
Qualquer pessoa pode desenvolver?

Os cálculos renais que não estão obstruindo os rins, normalmente não provocam dor. A dor é provocada justamente pela obstrução da passagem de urina do rim para a bexiga. O cálculo obstrutivo pode levar à perda da função renal e/ou infecções potencialmente graves, por isso é importante o paciente procurar o urologista quando tiver suspeita de cólica renal. O diagnóstico do cálculo nas vias urinárias é feito normalmente através de exames de imagem, como ultrassonografia ou tomografia de abdome.

O médico, André Costa Matos, especialista em urologia, dá dicas de como se prevenir contra a doença e recomenda “para todos os pacientes formadores de cálculos, um aumento da ingestão de líquidos. O ideal é que a pessoa urine 2 litros por dia, mas, como ninguém vai ficar medindo a quantidade de xixi que faz, a dica é avaliar a cor da urina, que deve estar sempre incolor (da cor da água). Também é importante reduzir a ingestão de sal e evitar excesso de proteína”.

Compartilhe essa notícia: