Nossos Vídeos

Urologia

Vídeo Completo – Série Cálculo Renal

Por Dr. André Costa Matos

(071) 34... Ver mais >

Viva Mais Viva Melhor - Como se forma o cálculo renal?
André Costa Matos - Os cálculos renais se formam devido à agregação de cristais de algumas substâncias que são excretadas na urina, tais como oxalato, cálcio, fosfato e ácido úrico.

Viva Mais Viva Melhor - Quais os sintomas do cálculo renal?
André Costa Matos - Normalmente, a dor de cálculo renal ocorre quando ele obstrui a passagem de urina do rim para a bexiga. E caracterizada por dor intensa tipo cólica, ou seja , aquela dor que aperta e alivia, muitas vezes, associado a náuseas e vômitos e sem posições de melhora. O indivíduo fica inquieto tentando achar alguma posição que melhore a dor, mas não consegue. Também pode sentir náuseas, vômitos e, se tiver infecção associada, pode ter febre.

Viva Mais Viva Melhor - Como é feito o diagnóstico do cálculo presente nas vias urinárias?
André Costa Matos - O diagnóstico do cálculo presente nas vias urinárias é feito através de exames de imagem, como ultrassonografia ou tomografia de abdome.

Viva Mais Viva Melhor - O tratamento é feito através de cirurgia ou existem medicações para dissolver esses cálculos?
André Costa Matos - Depende do tamanho e da localização do cálculo. Os cálculos pequenos normalmente são tratados clinicamente, ou seja, sem a necessidade de cirurgia. Os maiores vão necessitar de algum procedimento, a maioria deles endoscópicos e minimamente invasivos, ou seja, sem cortes. Quando o cálculo é de ácido úrico, existe a possibilidade de dissolvê-lo usando medicação.

Viva Mais Viva Melhor - O chá de quebra pedras funciona para o tratamento de cálculos renais?
André Costa Matos - Esse chá é extraído de uma planta chamada Philantus. No google tem 360 mil referências a esse chá, mas a literatura médica relata apenas 1 estudo em ratos que demonstrou algum resultado positivo. É algo que só existe no Brasil e nenhum laboratório de pesquisa desenvolveu medicação para combater o cálculo renal com essa planta em humanos.
Além disso, a planta costuma ser vendida em feiras ou bancas de vendas que não têm controle da quantidade do princípio ativo presente no seu produto, então é muito difícil confiar nele. Mas, ao menos, tem o benefício da hidratação.

Viva Mais Viva Melhor - Beber leite aumenta a formação de cálculos renais?
André Costa Matos - Definitivamente não. A quantidade de cálcio presente no leite não aumenta a formação de cálculos, pelo contrário, o cálcio presente no leite ajuda a diminuir a excreção de oxalato e, com isso, reduzir a formação de cálculos renais. O importante é evitar excessos. Até 1,2g de cálcio por dia, não tem problema, o que seria mais ou menos equivalente a 1 litro de leite por dia.

Viva Mais Viva Melhor - O que fazer para evitar a formação de cálculos renais?
André Costa Matos - Basicamente 3 coisas: Aumentar a ingestão de líquidos, retirar o sal da dieta e evitar excesso de proteínas.
É importante ressaltar que, durante o episódio de cólica renal, não se deve exagerar na ingestão hídrica, porque piora a dor, já que o rim está obstruído. Entretanto, fora das crises, deve-se ingerir a quantidade de líquidos suficiente para produzir 2 litros de urina por dia. Como ninguém vai ficar medindo a quantidade de urina que faz, a dica é avaliar a cor da urina, que deve sair sempre transparente.