Nossos Vídeos

Dermatologia

Vídeo Completo – Câncer de Pele

Por Dra. Márcia Cristyna Sampaio

Quais os sintomas mais frequentes do câncer de pele?  

Normalmente observa-se uma pápula rósea, avermelhada ou negra, nova ou de crescimento rápido nas regiões que são expostas ao Sol.

 

Como fazer o diagnóstico do câncer de pele? 

O diagnióstico do câncer de pele é feito pelo dermatologista através do exame clinico dermatoscópico e biopsia, se necessário, de lesão suspeita. 

 

Como se prevenir do Câncer de Pele?

A prevenção o câncer de pele deve ser feita através do uso de um bom protetor com amplo espectro UVA e UVB, da não exposição, preferencialmente do horário das 11 as 16h, ao sol, e do exame clínico dermatológico, semestral, caso haja histórico de câncer de pele, ou anual, caso contrário.  

 

Como tratar o câncer de pele? 

Existem vários tipo de tratamento para o câncer de pele. Vai depender do tratamento, se é um melanoma, se é um escamocelular ou um basocelular. Normalmente o tratamento pode ser feito através de eletrocoagulação , curetagem, crioterapia, cirurgia, medicamentos tópicos e terapia fotodinâmica,  radioterapia , quimioterapia. A indicação vai depender do tipo do tumor será tratado

 

Quais as chances de cura do Câncer de Pele?

As chances de cura são maiores a depender do tipo do tumor. O mais curável é o basocelular, e em sequêencia o escamocelular. E por ultimo, como é o mais agressivo, deve ser feito sempre o diagnóstico precoce do melanoma para que ela possa ser curável. 

 

Quais as recomendações?  

Eu recomendo que as pessas façam um autoexame regularmente à procura de sinais ou pintas que possam aparecer, procurem um dermatologista, se tiverem histórico familiar a cada seis meses, senão, a cada ano. Usem sempre um bom protetor solar com amplo espectro solar UVA e UVB e procurem não se expor ao sol no período de 11 as 6h.