Nossos Vídeos
Ginecologia e Obstetrícia
O que é Preservação da fertilidade?
Por Dra. Ana Paula Leal
(071) 21... Ver mais >
- (071) 2106-1010
- CEPARH - Rua Caetano Moura, 35 - Federação, Salvador - BA, CEP: 40210-341
- Outros contatos e endereços
O que é preservação da fertilidade?
A preservação da fertilidade é feita através do congelamento dos óvulos em temperaturas muito baixas para uso no futuro.
Portanto, se uma mulher pensa em adiar a gestação por motivos de trabalho ou porque ainda não encontrou o parceiro ideal, a criopreservação dos óvulos deve ser pensada.
Infelizmente, quanto maior a idade da mulher maior o efeito negativo sobre a sua fertilidade. Pois a mulher já nasce com a reserva de óvulos determinada e que vai se reduzindo ao longo da sua vida. Então, além da perda na quantidade, há também perda na qualidade dos óvulos, o que leva a uma menor chance de gravidez.
O ideal é que esta coleta de óvulos seja feita até 35 anos, quando as taxas de gravidez são melhores.
Se uma mulher congelar os óvulos aos 35 anos, mesmo que ela venha a descongelar seus óvulos e tentar engravidar aos 40 anos a chance de gravidez permanece a mesma que a de uma mulher de 35 anos, pois levamos em consideração a idade do óvulo congelado.
Outra situação que às vezes se torna necessário o congelamento de óvulos são as pacientes que vão passar por tratamento de câncer ou de alguma doença que pode afetar a fertilidade. Os tratamentos com quimioterapia e radioterapia agridem os ovários afetando a fertilidade que pode ser transitória ou definitiva.
Existem algumas maneiras para preservar a fertilidade de mulheres pré-tratamento oncológico, que podem ser feitas em tempo hábil, sem prejudicar o início do tratamento do câncer.