Notícias Viva Mais
Atividade Física PUBLICADO EM 10/05/2017Você sabia que cada pessoa tem um tipo de pisada?
Baropodometria avalia a forma como o indivíduo pisa ao caminhar, correr ou trotar
Participação do fisioterapeuta Thiago Santos

Neutra, pronada ou supinada. Cada tipo de pisada tem uma característica própria e pode provocar algumas alterações biomecânicas no pé. Em consequência, pode também causar alterações biomecânicas no joelho, no quadril e na coluna e, com isso, provocar alterações posturais que são as causas de dores em algumas articulações do corpo. Mas, para se obter um resultado completo sobre a pisada e a existência de possíveis lesões, o ideal é a realização de um teste de baropodometria. Mas, você sabe o que é isso?
Baro, significa pressão, podo, pés, e metria, medida. Então, a baropodometria é um exame computadorizado que faz uma medida das pressões plantares dos pés. O exame avalia como está a distribuição desta carga, o peso corporal das pessoas em cada perna e, também, consegue-se observar como está a distribuição da parte de trás do pé do calcanhar (retropé), ou a parte da frente do pé (antepé).
A baropodometria é indicada para atletas, sejam eles amadores ou profissionais, e pessoas que tenham dores nos pés, no tornozelo, no joelho, no quadril e na coluna. O exame é simples e rápido, dura cerca de 5 minutos. Chegando no consultório, é feita uma anamnese do paciente, uma avaliação, com algumas perguntas, para saber a intensidade da dor que ele tem e onde essa dor está localizada. A partir daí, faz-se uma avaliação biomecânica neste paciente, depois ele vai subir numa plataforma sensorizada, que é o equipamento de baropodometria, e é feito um exame estático, com ele parado, e depois um exame dinâmico, com ele caminhando sobre essa plataforma.
Qualquer paciente pode se beneficiar com a baropodometria, inclusive crianças. Mas, é aconselhado que os pais só comecem a levar os seus filhos, para fazerem uma análise, a partir dos 5 anos, porque até os 5 anos o pé da criança ainda está formando.
O fisioterapeuta, Thiago Santos, explica que “através do exame de baropodometria é possível ver se a descarga de peso está correta nos dois membros, porque o ideal é 50% para o lado esquerdo e 50% para o lado direito. Verifica-se a porcentagem entre a parte de trás do pé, o calcanhar (retropé) está correspondendo a 60% do corpo e se a parte da frente do pé (antepé), está com 40% deste peso corporal. Depois é feita uma análise de estabilometria, que é para ver o quanto este indivíduo oscila em pé parado. Existem valores normais que dizem se o indivíduo é estável posturalmente. Depois passa-se para a fase dinâmica, para avaliar o tipo de pisada e, a partir de aí, começar a pensar em traçar o tratamento deste paciente”.