Notícias Viva Mais

Especiais PUBLICADO EM 05/04/2017

Patologias benignas das mamas foi tema da 2ª sessão científica da SOGIBA

Dr. Cesar Machado destacou a importância da interação da mastologia com a ginecologia

Patologias benignas das mamas foi tema da 2ª sessão científica da SOGIBA

Na última segunda-feira (03/04), a Associação de Obstetrícia e Ginecologia da Bahia (SOGIBA) realizou a segunda sessão científica programada para o ano de 2017. O evento foi iniciado às 19h30, no Centro Médico Aliança, em Salvador, e contou a participação de médicos, residentes e estudantes de medicina que se interessam pela Ginecologia e Obstetrícia. Além disso, a sessão teve transmissão online para o interior da Bahia e outros estados, como Sergipe e Alagoas.

“A intenção da instituição é de aumentar a participação de especialistas em ginecologia e obstetrícia nos diversos estados do Brasil, a fim de atualizar os médicos para atender cada vez melhor a população”, explica o presidente da SOGIBA, Dr. Carlos Lino.

Com o tema “Patologias Benignas complexas e infecciosas das mamas”, a segunda sessão, patrocinada pela DNA Laboratórios, contou com a participação do palestrante, Dr. Cesar Machado, especialista em Cirurgia Oncológica e Mastologia do Núcleo da Mama, chefe do Serviço de Mastologia do Hospital Português – Bahia e professor de Mastologia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

O objetivo principal da segunda sessão, era trazer os conhecimentos e atualização a respeito das patologias benignas das mamas. Durante a sua apresentação, o médico César Machado também falou da importância da interação da mastologia com a ginecologia, já que quem cuida regularmente da saúde da mulher é o ginecologista. “É sempre importante a atualização e a interação entre os especialistas, objetivando o diagnóstico precoce e o encaminhamento para o mastologista, quando necessário”, ressaltou.

Além disso, Dr. César deu destaque para o benefício da interação via internet, pois abrange diferentes realidades. “Quem estava no auditório participava com a realidade de Salvador, enquanto que, pela internet, pudemos discutir as realidades do interior da Bahia e de Sergipe. Apesar de já ter participado de programas de rádio e congressos nacionais, foi uma experiência e uma abordagem bem diferente. Foram esclarecidas dúvidas clínicas do cotidiano de pacientes, uma ação benéfica e engrandecedora. Houve, também, a discussão de um caso clínico: falou-se do passo a passo do diagnóstico, os exames a serem solicitados, a forma de tratamento, os avanços tecnológicos e as mudanças de conduta baseadas nesses avanços, foi interativo e interessante o evento”, finalizou.

Dr. Carlos Lino, ainda afirma que “esse é um evento direcionado para o ginecologista e obstetra, aberto para médicos, residentes e estudantes de medicina. Porém, esse ano, com uma novidade: estamos transmitindo online, para toda a Bahia, Sergipe e Alagoas a fim de ajudar as federadas menores. A ideia é expandir aos poucos”.

As sessões, que acontecerão durante todo o ano de 2017, contam com a parceria da DNA Laboratórios, que tem se especializado na saúde da mulher.  “O nosso objetivo é trazer o ginecologista e o obstetra mais pra perto, a fim de oferecer a esse grupo de médicos conhecimentos científicos atualizados. Essa parceria com a SOGIBA gera um reflexo de uma maior fidelidade com o DNA, de uma maior parceria entre o médico e o DNA, tendo o DNA como um laboratório de confiança e exames de alta complexidade”, destaca a Dra. Maria Betânia Toralles, responsável técnica da DNA Laboratórios.

Em tempo, a próxima sessão científica será realizada no dia 15 de maio e abordará o tema “Parto Humanizado”.

O Portal Viva Mais Viva Melhor apoia a iniciativa da SOGIBA e seguirá divulgando as novidades científicas para a população do Estado, em acordo com sua missão de distribuir informação com credibilidade.

Compartilhe essa notícia: