Notícias Viva Mais

Pediatria PUBLICADO EM 18/05/2016

Vitamina D aumenta massa magra em crianças de 3 anos

Ela também parece beneficiar a composição corporal inicial

 

Vitamina D aumenta massa magra em crianças de 3 anos

Bebês que consomem uma quantidade saudável de vitamina D nos primeiros 12 meses de vida parecem ter mais massa muscular e menos gordura corporal aos três anos de idade, diz pesquisa publicada na revista Pediatric Obesity. Estudos anteriores já indicavam que a vitamina D era importante para a densidade óssea, mas agora descobriram que ela também parece beneficiar composição corporal inicial. Pesquisadores da Universidade McGill, no Canadá, analisaram os dados de 132 crianças para ver se havia alguma ligação entre o estado saudável da vitamina D nos primeiros três anos de vida e a densidade óssea. Elas receberam um suplemento de vitamina D-3 em diferentes dosagens entre as idades de 1-12 meses. As doses eram de 400, 800, 1200, ou 1600 IU por dia.

Os participantes foram submetidos a exames de corpo que permitiu à equipe avaliar a densidade óssea, mas os exames também forneceram informações sobre o desenvolvimento de massa muscular e gordura. Os dados dos exames mostraram que doses mais elevadas de vitamina D-3 não fornecem qualquer vantagem extra para o desenvolvimento dos ossos, mas também revelou resultados surpreendentes sobre a massa muscular e gordura.

As crianças cujas vitamina D estavam acima do 400 UI, limite recomendado pela Canadian Pediatric Society (CPS), tinham, em média, cerca de 450 gramas a menos de gordura corporal na idade de três anos, em comparação com aqueles com níveis baixos de vitamina D. Entre os diferentes grupos de dosagem, as diferenças na composição corporal não foram significativas.

Os autores também descobriram uma associação entre a massa muscular magra e os níveis médios de vitamina D no organismo durante os três primeiros anos de vida de uma criança. A equipe acredita que os resultados são interessantes:
“Nós estávamos muito intrigados com a maior massa magra, a possibilidade de que a vitamina D possa ajudar as crianças a não apenas crescerem saudáveis, mas também quantidades saudáveis ​​de músculo e menos gordura”.

Compartilhe essa notícia: