Notícias Viva Mais
Ortopedia e Traumatologia PUBLICADO EM 30/07/2019Cantora Anitta faz fisioterapia para tratar hérnia de disco
Principal sintoma da doença é a dor na coluna
Participação do ortopedista Dr. Carlos Henrique Araújo Silva

Há um ano, a cantora Anitta afirmou sofrer com hérnia de disco por conta das coreografias complicadas e constantes. O problema surge quando o disco intervertebral e o seu centro gelatinoso, que funcionam como espécie de amortecedor da coluna, saem do local correto, causando a compressão de nervos da região. O tratamento é feito com remédios para aliviar a dor, fisioterapia ou, em alguns casos, cirurgia. A cantora, por exemplo, optou por viajar com uma fisioterapeuta para tratá-la durante a rotina de shows.
O principal sintoma de hérnia de disco é a dor na coluna que, geralmente, surge na região onde a hérnia está localizada: pode ser na coluna cervical, lombar ou torácica. Além disso, a dor pode seguir o trajeto dos nervos da região e irradiar para locais mais distantes, atingindo pernas ou braços. Outros sintomas que podem surgir são formigamento, dormência, pontadas ou, nos casos mais graves, até diminuição da força ou incontinência urinária. No entanto, deve-se lembrar que nem sempre ela provoca sintomas fortes e pode se apresentar apenas como um leve incômodo.
Prevenção e tratamento
A maioria dos casos de hérnia de disco é causada pela predisposição genética, mas a sua formação também é influenciada por vários fatores. Sedentarismo e esforço físico inadequado, movimentos bruscos de forma incorreta ou levantar muito peso são alguns deles. Para evitar a formação de uma hérnia de disco, é importante praticar atividades físicas regulares; fazer exercícios de alongamento e fortalecimento dos músculos do abdômen e manter a postura correta. Ao pegar objetos pesados, é importante dobrar as pernas para distribuir o peso. Além disso, é importante ter atenção a uma postura adequada ao dormir, ficar sentado ou de pé por muito tempo.
De acordo com o ortopedista Dr. Carlos Henrique Araújo Silva, o tratamento da hérnia discal é composto por fases. A primeira fase visa o controle da dor com o uso de medicamentos e fisioterapia. “Neste período deve ser evitada a atividade física, porém, o repouso completo é contraindicado por mais de dois dias, para evitar uma atrofia muscular”, explicou.
O especialista frisou, ainda, que a hérnia discal é uma doença que interfere na mecânica da coluna, deixando-a mais predisposta a lesões provocadas por sobrecarga. Assim, atitudes como usar salto alto ou ficar longo período sentado ou agachado promove o aumento da carga na coluna que pode piorar a doença discal. “O tratamento da hérnia de disco deve ser realizado por toda a vida. A fase inicial mais dependente de acompanhamento médico é a fase de controle da dor. A segunda fase, de reabilitação, deve durar por toda a vida, com o fortalecimento da musculatura para evitar o retorno do quadro de dor. O tratamento cirúrgico só está indicado quando há falha do tratamento conservador”, destacou o Dr. Carlos Henrique.