Notícias Viva Mais

Radiologia Intervencionista PUBLICADO EM 09/12/2020

Varicocele X Infertilidade

Com participação do Dr. André Goyanna, especialista em Radiologia Intervencionista

Varicocele X Infertilidade

A varicocele ocorre com a dilatação das veias na região dos testículos, mais comumente do lado esquerdo, podendo ocorrer dos dois lados, geralmente surge com 14 e 15 anos, por isso a importância do diagnóstico precoce, pode apresentar sintomas como: dor, atrofia, sensação de peso, infertilidade e aumento de veias na região dos testículos.

De acordo com o especialista Dr. André Goyanna, o diagnóstico, em geral, é realizado pelo médico pediatra ou urologista, que examina o paciente e descobre a dilatação das veias na região dos testículos. Após esse diagnóstico clínico inicial, podem ser realizados exames de ultrassom com doppler para verificar e graduar a varicocele, além do espermograma, que identifica se existe ou não alteração na quantidade e qualidade dos espermatozoides.

O tratamento da varicocele está indicado sempre que houver indícios de sofrimento dos testículos, por exemplo, a diminuição do tamanho do mesmo (atrofia), ou quando existe alguma alteração na fertilidade do paciente detectado no exame do espermograma. A embolização é um método minimamente invasivo para o tratamento da varicocele. É feita através de uma punção na virilha e geralmente não leva ponto. O médico radiologista intervencionista fecha todo o trajeto da veia doente do testículo. Ele vai por dentro da veia, através de um cateter, preenchê-la com algum material que vai ocluir a mesma, finaliza o Dr. André Goyanna.

Compartilhe essa notícia: