Notícias Viva Mais

Ginecologia e Obstetrícia PUBLICADO EM 19/09/2018

Uma em cada 10 mulheres é acometida pela Endometriose

Doença é considerada pela OMS como a maior causa de infertilidade feminina

Participação do Dr. Alan Coutinho, médico Ginecologista

Uma em cada 10 mulheres é acometida pela Endometriose

A endometriose é uma doença que atinge somente as mulheres: uma em cada dez é acometida pela patologia. Seu sintoma principal é a dor pélvica, quase sempre associada ao ciclo menstrual. Associada à menstruação, a endometriose é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a maior causa de infertilidade feminina.

Ou seja, o refluxo menstrual – ou menstruação retrógrada – leva células de endométrio por dentro das tubas uterinas para o interior da cavidade abdominal, onde essas células se fixam e crescem na superfície dos órgãos e tecidos. Esta fixação e desenvolvimento geralmente acontece em tecidos inflamados ou lesionados por infecções, por cicatriz de cistos ovarianos, por cortes produzidos por cirurgias abdominais ou por um defeito do sistema imunológico.

Saiba mais:
Quais as opções de tratamento para a endometriose?
Endometriose: Em que circunstâncias a cirurgia é a melhor alternativa?

Os principais sintomas de quem tem a endometriose são: cólicas, dor pélvica crônica não menstrual e dor na hora do sexo. Depende da área envolvida pela doença, por exemplo, quando os ovários ou as tubas uterinas estão envolvidas, o principal sintoma é a infertilidade. Já se você tem um comprometimento dos ligamentos do útero, a dor à penetração profunda é a mais comum, se a bexiga for comprometida acontece dor ao urinar ou presença de sangue na urina. Porém, o sintoma mais comum e inicial é a cólica menstrual.

No que diz respeito à infertilidade, Dr. Alan Coutinho, médico especialista em ginecologia e obstetrícia, fala que isso acontece por diferentes mecanismos: “pode promover a inflamação dos ovários, prejudicando a ovulação e a qualidade dos óvulos; pode causar alterações na anatomia ou na função das tubas uterinas, não deixando acontecer o encontro entre o espermatozoide e o óvulo; e pode impedir que o ovo fecundado pelo espermatozoide seja fixado ou cresça na cavidade do útero, porque essa cavidade é revestida por um endométrio muitas vezes adoecido”.

Compartilhe essa notícia: