Notícias Viva Mais

Ortopedia e Traumatologia PUBLICADO EM 08/10/2020

Tratamentos para artrose no joelho

Com participação do ortopedista Dr. Gustavo Azi, especialista em Cirurgia do Joelho

Tratamentos para artrose no joelho

A artrose também conhecida como esteoartrose, é uma patologia que ocorre devido ao desgaste da cartilagem das articulações, acomete mais os idosos por conta do desgaste devido a idade, embora possa ocorrer em todas as articulações, as articulações mais afetadas são aquelas que suportam o peso do corpo como por exemplo o joelho.

De acordo com o Dr. Gustavo Azi, “A artrose do joelho se apresenta através de dor, de evolução arrastada ao nível dos joelhos, e que piora com os movimentos, associada ao aumento de volume e deformidade, também, da articulação. A avaliação clínica detalhada com o seu ortopedista, complementada com exames simples de imagem são suficientes para se chegar ao diagnóstico desta patologia. Uma observação importante é que não podemos nos esquecer que nosso joelho sofre desgaste fisiológico natural. Portanto, sinais de desgaste em radiografias não indicam por si só a presença da doença.

Acrescenta o Dr. Gustavo Azi, “O tratamento de escolha é o tratamento conservador, através do uso por período curto de medicações e fisioterapia para alívio da dor e posterior atividade física específica para ganho de massa muscular. A videoartroscopia tem um papel limitado, porém importante no tratamento da artrose. Indicamos a artroscopia naqueles pacientes que possuem sintomas mecânicos, o bloqueio articular por exemplo. E que ainda não possuem parâmetros para se indicar a prótese do joelho, trata-se, portanto, de um tratamento paliativo. ”

“A artroplastia total do joelho ou substituição da superfície articular por uma prótese tem sua indicação baseada na falha do tratamento conservador, quando o nosso paciente passa a ter dor mesmo em repouso ou pequenos esforços e/ou necessita de uso regular de tratamento medicamentoso para controle do quadro álgico. “ finaliza o Dr. Gustavo Azi

Compartilhe essa notícia: