Notícias Viva Mais

Comportamento PUBLICADO EM 11/01/2016

Ter mais filhos poderia retardar o envelhecimento

Pesquisa foi publicada na revista PLoS ONE

Ter mais filhos poderia retardar o envelhecimento

Embora a maternidade seja uma experiência muito gratificante, a maioria das mães não consideram as noites sem dormir como benéficas à sua saúde. Porém, um novo estudo, publicado na revista PLoS ONE, revela que mulheres que têm mais filhos possuem telômeros mais longos – estruturas que contém toda a nossa informação genética e afetam o envelhecimento – do que as mulheres que tiveram menos filhos.

Cada vez que uma célula se replica, os telômeros se tornam mais curtos. Eles eventualmente tornam-se tão curtos que param de proteger os cromossomos, deixando-os vulneráveis ​​a danos que, por sua vez, faz com que nossas células de idade parem de funcionar de forma eficaz.

Conduzido pelo Prof. Pablo Nepomnaschy e Cindy Barha – tanto de Simon Fraser University, no Canadá, o estudo afirma que cada criança gerada aumenta o comprimento dos telômeros. Para realizar a pesquisa, a equipe analisou, durante 13 anos, 75 mulheres na Guatemala. O comprimento dos telômeros das mulheres foi medido a partir de amostras de saliva, através de um cotonete bucal. O comprimento dos telômeros foi medido novamente no final do estudo.

Os pesquisadores descobriram que as mulheres que tiveram um número maior de descendentes tinham telômeros mais longos do que aquelas que deram a luz a menos filhos; cada criança adicional nascida estava ligada a 0,059 unidades a mais dos telômeros. Ou seja, “ter mais filhos pode diminuir o ritmo de envelhecimento celular”, concluem.

Compartilhe essa notícia: