Notícias Viva Mais

Nutrologia PUBLICADO EM 13/02/2017

Suplementação Nutricional: O que é e pra que serve?

Ainda existe muita desinformação, por parte dos usuários, sobre o conceito desses produtos

Participação da nutricionista, Camila Avelar

Suplementação Nutricional: O que é e pra que serve?

Você já ouviu falar em suplementos nutricionais? Eles já fazem parte da rotina de muita gente e servem para complementar a dieta diária de uma pessoa saudável, nos casos em que a ingestão de determinados nutrientes, a partir da alimentação, seja insuficiente. Porém, é importante ressaltar que a individualização do tratamento é fundamental e, para tanto, podem ser utilizadas formulações específicas, manipuladas conforme a necessidade de cada um. São estratégias muito comuns utilizadas pelos nutricionistas para oferecer determinados nutracêuticos ou princípios bioativos ou nutrientes em maior quantidade para os pacientes.

Saiba mais:
Uma pessoa corre risco caso resolva tomar suplementos por conta própria?
Suplementos nutricionais podem substituir a alimentação regular?

Para avaliar a necessidade de suplementação, é imprescindível se consultar com um  nutricionista, para que seja realizada uma avaliação nutricional e dietética e de parâmetros bioquímicos, além de considerar os objetivos e a individualidade bioquímica de cada paciente. Suplementos nutricionais são excelentes estratégias para realizar uma nutrição adequada e promover saúde, mas também podem representar um risco a saúde quando tomados de forma indiscriminada e sem orientação profissional.

O mais importante é saber que suplementos não podem substituir uma alimentação saudável e equilibrada. A nutricionista, Camila Avelar, explica que “eles atuam como coadjuvantes na terapêutica, no tratamento do paciente, são estratégias que vão auxiliar melhor o tratamento, mas o plano alimentar é prioridade e ele deve estar sendo colocado de forma muito clara para os pacientes, para que eles entendam que isso é o primeiro passo”. Ou seja, suplementações são passos para ajudar a seguir este primeiro passo, mas a alimentação é prioridade.

O uso indevido dos suplementos nutricionais pode causar um grande desequilíbrio em metabolismo dos rins, do fígado e até competindo com alguma medicação que alguns desses indivíduos possam estar utilizando. Por isso, “é de suma importância buscar um profissional antes de utilizar suplementos nutricionais”, finaliza Camila.

Compartilhe essa notícia: