Notícias Viva Mais

Neurociência PUBLICADO EM 11/05/2016

Pessoas com rosácea tem mais risco de desenvolver Alzheimer no futuro

Descobertas foram feitas por investigadores na Dinamarca

Pessoas com rosácea tem mais risco de desenvolver Alzheimer no futuro

Pessoas com rosácea parecem ter um leve aumento do risco de desenvolvimento de demência, a doença de Alzheimer, em comparação com pessoas sem a condição da pele inflamatória crônica comum. As conclusões foram descobertas por investigadores na Dinamarca, que também destacaram que o risco é maior em pacientes mais velhos e aqueles cuja queixa de pele foi diagnosticada por um dermatologista. 

Os pesquisadores explicaram como eles investigaram a ligação entre rosácea e demência nos Anais da Neurologia. A descoberta foi analisada através de dados dos registos dinamarqueses que abrangem o período 1997-2012, quando houve quase 6 milhões de cidadãos dinamarqueses com idades entre 18 anos ou mais, incluindo cerca de 83.500 pacientes com rosácea. Os indivíduos foram acompanhados até o final de 2012 e foram diagnosticados com demência, ou morreram – o que viesse primeiro. No total, pouco mais de 99 mil desenvolveram demência, incluindo cerca de 29 mil que foram diagnosticados com a doença de Alzheimer.

Quando analisaram os dados, os pesquisadores descobriram que, em comparação com os pacientes que não tiveram a queixa de pele, aqueles com rosácea tinham um risco aumentado de 7% de demência e 25% maior risco de doença de Alzheimer. Para as mulheres, o risco da doença de Alzheimer ligado à rosácea foi de 28%, enquanto que para os homens com a doença de pele que era 16%.

Primeiro autor do estudo, Dr. Alexander Egeberg, do Departamento de Dermato-Alergologia em Herlev e Hospital Gentofte, Universidade de Copenhague, afirma que “um subtipo de pacientes têm sintomas neurológicos proeminentes, tais como ardor e dor aguda na pele, enxaquecas e sintomas neuropsiquiátricos, sugerindo uma ligação entre rosácea e doenças neurológicas”. “De fato”, continua ele, “a evidência emergente sugere que a rosácea possa estar ligada a distúrbios neurológicos, incluindo a doença de Parkinson e agora também a doença de Alzheimer”.

Ele e seus colegas sugerem que os médicos devem observar os sintomas de disfunção cognitiva em pacientes idosos com rosácea, e que apenas novos estudos podem revelar se o tratamento da rosácea também podem modificar o risco de desenvolver demência dos pacientes.

Compartilhe essa notícia: