Notícias Viva Mais

Alimentação PUBLICADO EM 23/03/2017

O que muda no consumo de Vitamina C, após escândalo da Operação Carne Fraca? Veja o que diz especialista.

Participação da nutricionista Camila Avelar

O que muda no consumo de Vitamina C, após escândalo da Operação Carne Fraca? Veja o que diz especialista.

Conhecida popularmente por prevenir e melhorar gripes e resfriados, a vitamina C ganhou, nos últimos dias, manchetes de jornais, com a Operação Carne Fraca da Polícia Federal, deflagrada na última sexta-feira (17/03), que divulgou o uso do ácido ascórbico em frigoríficos brasileiros.

“A vitamina C já é usada na indústria como antioxidante, inclusive em barrinha de cereal. Na questão da carne, discute-se o fato de pegar uma carne com características que já indicam que o produto está estragado e se aumenta a quantidade das substâncias químicas – que têm um papel antioxidação – para disfarçar características inadequadas para o consumo”, explica a nutricionista Camila Avelar.

A especialista esclarece por que a vitamina é utilizada na carne nos frigoríficos. “Na verdade a vitamina C que eles empregam nesses processos de antioxidação é o ácido ascórbico, que diminui a oxidação que vai acontecendo na carne. O ácido ascórbico preserva a cor e algumas características daquele alimento. Por isso que a vitamina é utilizada na indústria como um antioxidante. Mas, em quantidade exacerbadas no produto – e, claro, isso vai depender da ingestão diária de um indivíduo – pode haver excessos”, acentua.

Camila Avelar alerta para os cuidados com a dose. “A vitamina C precisa ser ingerida em quantidades adequadas diariamente. Precisamos ter esse cuidado para não ingerir doses abaixo ou acima do que ideal em cada indivíduo. Cada caso é um caso. Nem tudo que é bom precisa ser ingerido em grandes quantidades”, chama a atenção a nutricionista.

No caso da utilização em frigoríficos, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), em nota, reforçou que “o ácido ascórbico é um nutriente, amplamente encontrado nos alimentos, e que desempenha funções importantes no organismo humano”. Diz ainda que estudo europeu de 2015 indica que “doses diárias de até 300mg/kg/dia, o equivalente a 18 gramas/dia com base num peso corporal de 60 kg, não representaria risco à saúde”.  

A professora, Jandiara Rocha, conta que deixou de consumir carne muito antes da Operação da PF devido a alguns problemas de saúde, que ela acredita ter ligação com a ingestão do alimento. “Toda vez que comia carne vermelha apareciam carocinhos no rosto. Cortei. No caso da vitamina C, sempre consumimos frutas e legumes. Meu filho de dois anos fez suplementação quando era bebê”, diz.

Por que a vitamina C é importante?
A vitamina C, cujo nome técnico é ácido ascórbico (nome divulgado na Operação da PF), é uma vitamina que melhora o sistema imunológico. Há estudos indicando que melhora também a pele e até mesmo o humor, além de contar com forte ação antioxidante, combatendo os radicais livres.

“A vitamina C é imprescindível para o nosso funcionamento. Participa de diversas reações metabólicas como co-fator, isso é um dos seus principais papéis. Além disso, a vitamina C também desempenha um papel fundamental na prevenção a diminuição do estresse oxidativo orgânico. Ela acaba atuando em parceria com a Vitamina E nesses processos. Melhora a absorção de ferro”, complementa a nutricionista Camila Avelar.

Apesar de existirem, no mercado farmacêutico, uma diversidade produtos com Vitamina C, as melhores fontes ainda são os alimentos in natura: frutas cítricas, tomates, pimentão verde e batata. Algumas frutas, como goiaba e groselha negra, também são ricas em vitamina C.

Compartilhe essa notícia: