Notícias Viva Mais

Ginecologia e Obstetrícia PUBLICADO EM 10/12/2015

Síndrome dos Ovários Policísticos: Causas, sintomas e tratamentos

Distúrbio do sistema endócrino que afeta mulheres em anos reprodutivos

 

Síndrome dos Ovários Policísticos: Causas, sintomas e tratamentos

A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é um distúrbio do sistema endócrino que afeta as mulheres em seus anos reprodutivos. Embora não haja nenhuma causa conhecida, é importante que seja diagnosticada precocemente, com tratamento e perda de peso a ser iniciada para diminuir o risco de outras doenças associados, tais como: resistência à insulina, diabetes tipo 2, colesterol alto, doenças cardíacas e pressão arterial elevada.

O que é SOP?
As mulheres com SOP podem apresentar sintomas como ovários aumentados, anormalidades do ciclo menstrual, níveis de andrógenos elevados, excesso de pelos, acne e obesidade. A SOP é a causa mais comum de infertilidade em mulheres – devido à falta de ovulação.

Causas da SOP
Atualmente, não há nenhuma causa conhecida de SOP. No entanto, existem associações com excesso de insulina, de baixo grau da inflamação e da genética do risco de desenvolvimento da SOP.

Fatores de risco
Existem vários riscos de saúde associados com SOP e incluem:

– Diabetes tipo 2

– Infertilidade

– Colesterol alto

– Lipídios elevados

– Apnéia do sono

– Doença hepática

– Sangramento uterino anormal

– Aumento do risco de câncer do endométrio, diabetes gestacional, hipertensão induzida pela gravidez, ataques cardíacos e aborto

– Pressão alta

– Obesidade

– Síndrome metabólica

– Esteatohepatite gordurosa não alcoólica (NASH)

– Depressão e ansiedade.

Os sintomas da SOP
Os sintomas da SOP podem incluir:

– Menstruação irregular

– Os níveis de andrógenos em excesso (hormônio masculino)

– Dificuldades de gestão de peso, incluindo ganho de peso ou dificuldade em perder peso

– Crescimento do cabelo facial e corporal excessivo 

– Apnéia do sono

– Colesterol alto e triglicérides

– Manchas escuras da pele

– Ovários policísticos

– Pressão alta

– Infertilidade

– Acne, pele oleosa, caspa

– Fadiga

– Resistência a insulina

– Diabetes tipo 2

– Dor pélvica

– Depressão e ansiedade

– Diminuição da libido.

Diagnóstico da SOP
Não há um único teste para determinar a presença da SOP. No entanto, o médico pode diagnosticar a condição através da história médica, um exame físico, incluindo um exame pélvico, exames de sangue para avaliar os níveis de hormônio, colesterol e glicose. Além disso, um ultrassom pode ser utilizado para avaliar o útero e os ovários.

Tratamentos para SOP
Embora não haja cura para a SOP, o tratamento é baseado na gestão de sintomas individuais de uma mulher com o objetivo de tratamento em razão do desejo da gravidez, diminuindo o risco de condições médicas secundárias, tais como doenças cardíacas, diabetes, etc.

Existem várias opções de tratamento recomendado para mulheres com SOP e incluem:

– Mudanças no estilo de vida, como a perda de peso através de uma dieta saudável e exercício físico, tabagismo e meditação

– Pílulas anticoncepcionais para a regulação hormonal e menstrual

– Medicamentos para diabetes

– Medicamentos de fertilidade se a gravidez é desejada, como clomifeno (Clomid), uma combinação de medicamentos como clomifeno e metformina, ou gonadotrofinas injetáveis ​​tais como a hormona folículo-estimulante (FSH) e o hormônio luteinizante (LH). Em certas situações, o letrozol (Femara) pode ser recomendado

– Tratamentos de fertilidade, tais como fertilização in vitro (FIV) ou inseminações ou ciclos de ovulação

– Cirurgia 

– Redução do crescimento excessivo de pelos com a droga espironolactona ou eflornithine . Finasteride também pode ser recomendada, porém, não deve ser manuseado por mulheres que querem engravidar

SOP durante a gravidez e a menopausa
As mulheres que são afetadas pela SOP podem enfrentar os efeitos em toda a sua vida, incluindo durante a gravidez e após a menopausa. As mulheres com SOP têm um risco aumentado de aborto espontâneo, diabetes gestacional, pré-eclâmpsia e partos prematuros.

Sintomas como hirsutismo (crescimento excessivo de pelos) e calvície podem se estender além da menopausa e até mesmo piorar. Com o envelhecimento também vem o risco de complicações secundárias de saúde relacionados com a SOP, incluindo doença cardíaca.

*Em tempo, consulte um médico se você acha que pode ter a SOP ou se tiver sido diagnosticado com SOP e deseja obter mais informações sobre as opções de tratamento.

 

Compartilhe essa notícia: