Notícias Viva Mais
Ginecologia e Obstetrícia PUBLICADO EM 11/04/2016Sexo após a gravidez: quando posso voltar a ter relações?
Momento de se retomar a atividade sexual depende de vários fatores
A maioria das mães concordam que a última coisa em sua mente depois de ter um bebê é o sexo. No entanto, isto não é muitas vezes um problema com o seu parceiro. Por outro lado, algumas mulheres podem estar prontas para retomarem a relação sexual logo após ter o bebê. Mas quando é o momento certo para retomar a relação sexual?
Após o parto, o seu corpo está em uma fase de cicatrização. Ter relações muito cedo, especialmente nas primeiras duas semanas, não é recomendado devido a um risco de hemorragia pós-parto ou infecção uterina. Em geral, recomenda-se que a relação sexual seja evitada durante as primeiras 4-6 semanas após o parto; Porém, é importante falar com o médico antes de retomar o sexo. Na maioria das vezes, especialmente em casos de uma cesárea, laceração perineal ou episiotomia, recomenda-se esperar até seis semanas para retomar a atividade sexual.
Saiba mais:
Como está o bebê na 18ª semana de gestação
O momento de se retomar a atividade sexual depende de vários fatores, são eles:
– Os níveis de dor
– Fadiga
– Estresse
– Desejo sexual
– Medo do sexo ou gravidez
– Secura vaginal
– Depressão pós-parto
Como será o sexo após o parto?
Devido às alterações hormonais, experimentados durante o período pós-parto, muitas mulheres experimentam secura vaginal, que pode continuar após 4-6 semana se estiver amamentando, devido aos baixos níveis circulantes de estrogênio. A amamentação também pode diminuir o desejo sexual, além de diminuir os níveis de hormônios circulantes e causar relações sexuais dolorosas, que pode durar vários meses após o nascimento do bebê.
Medidas que podem reduzir a dor associada ao sexo após a gravidez incluem:
– Controlar a profundidade de penetração com posições sexuais variadas
– O aumento da lubrificação vaginal
– Tomar medicação para a dor
– Esvaziar a bexiga
– Tomar um banho quente
A lubrificação vaginal, com cremes ou géis a base de água, podem ser úteis no alívio dos sintomas de secura vaginal. Alternativamente, estimulação oral ou manual pode ser uma opção durante o processo de cicatrização. Para algumas pessoas, uma consulta com um especialista em reabilitação do assoalho pélvico pode ser recomendada para avaliar e tratar o sexo pós-parto doloroso.
Em tempo, o momento em que uma mulher e seu parceiro retomam as relações sexuais após o nascimento de uma criança é, em última instância, uma decisão pessoal. As mulheres devem falar com o seu médico sobre quaisquer preocupações que podem estar presentes.