Notícias Viva Mais

Ginecologia e Obstetrícia PUBLICADO EM 19/11/2015

Saiba como está o bebê na 18ª semana de gestação

Conheça os progressos no desenvolvimento e o que esperar neste período

Saiba como está o bebê na 18ª semana de gestação

Durante a semana da gravidez, sistemas e órgãos do seu bebê continuam a amadurecer e se desenvolver. Tal como acontece com semanas anteriores, a 18ª semana não é exceção quando se trata de fazer progressos no desenvolvimento.

A seguir, confira um resumo de cada fase dessa gestação, o que esperar e como o bebê está se desenvolvendo:

Tamanho do bebê em 18 semanas de gravidez
O bebê é do tamanho de uma batata-doce, medindo cerca de 15 centímetros de comprimento e pesando quase 150 gramas.

Desenvolvimento do bebê em 18 semanas de gravidez
– Sangue: placenta completamente formada
– Cabeça: pelos aparecendo, sobrancelhas formando-se
– Pelvis: útero e ovários completamente formados com ovos primitivos em fetos do sexo feminino
– Pele: gordura marrom e verniz presente
– Outros: sistema nervoso amadurecendo, períodos de sono-vigília se estabelecendo, movimento fetal presente.

Os sintomas em 18 semanas de gravidez
Além de um crescente corpo e da barriga que é do tamanho de um melão, nesta fase da gravidez, existem sintomas físicos, tais como:

– Inchaço, gases, azia e indigestão
– Sangramento nas gengivas
– Varizes
– Cãibras nas pernas
– Inchaço nos pés e tornozelos
– Dores nas costas
– Tontura
– Pélvis e quadris doloridos
– Estrias

Os hormônios em 18 semanas de gravidez
Ao longo da gravidez, a mulher vai experimentar variações de certos hormônios que contribuem para muitos dos sintomas relacionados acima. No início da gravidez, a progesterona é responsável pelo aumento do fluxo sanguíneo uterino, que cria a placenta e estimula o crescimento e produção de nutrientes do endométrio (revestimento do útero).

Além de progesterona, a placenta é vital na secreção de hormônios importantes durante a gravidez, tais como:
– Lactogênio de placenta humana: acredita-se que este hormônio seja responsável pelo crescimento da glândula mamária que será importante para a lactação após o nascimento de seu bebê. Além disso, ela desempenha um papel no aumento dos níveis de nutrientes no sangue, o que é vital para o crescimento e desenvolvimento do seu bebê.
– Hormônio liberador de corticotrofina: esse hormônio não é apenas responsável por determinar o tempo de gravidez, mas também para o crescimento e desenvolvimento do bebê. Mais tarde na gravidez, o aumento do hormônio liberador de corticotrofina e do cortisol completa o desenvolvimento do órgão fetal e fornece a mãe com uma onda de cortisol que tem sido associada com atenção materna, aumentando o vínculo mãe-bebê.
* Outro hormônio vital na gravidez é o estrogênio, que é responsável pelo desenvolvimento fetal, o crescimento da placenta e função e crescimento da glândula mamária. 

Os testes genéticos em 18 semanas de gravidez
– Tela integrada sequencial: este teste é capaz de identificar 92% das gestações com síndrome de Down. A primeira parte é concluída em combinação com a translucência nucal – uma verificação mostrando a quantidade de fluido sob a pele por trás do pescoço do bebé.
– Soro de tela integrada: este teste é capaz de identificar 88% das gestações com síndrome de Down. É realizado nos casos em que uma translucência nucal não está disponível.
– Tela marcador Quad: este teste é capaz de identificar 79% das gestações com síndrome de Down. As mulheres que não receberam a primeira parcela do soro e exames sequenciais (como acima) são elegíveis para submeter a esse teste. 

Mudanças no estilo de vida em 18 semanas de gravidez
Existem muitas modificações de estilo de vida que precisam ser feitas durante a gravidez e até mesmo após o parto.

– Saúde: não ingerir bebida alcoólica ou fumar é fundamental para o desenvolvimento do feto. Evitar todas as outras substâncias tóxicas, tais como drogas durante este tempo. Comunique a seu médico todos os medicamentos que está ingerindo para garantir que você deve continuar o uso durante a sua gravidez. Outra forma de manter a sua saúde durante a gravidez é fazer exercício físico regular. 
– Comida: embora seja seguro para comer peixe durante a gravidez, recomenda-se ingerir de 8-12 porções de peixes e crustáceos por semana. A comida tem que estar totalmente cozida e não crua ou mal cozida. Além disso, evite cru peixe ou em conserva. É importante evitar o queijo não pasteurizado macio, patê refrigerado, carnes e aves cruas ou mal cozidas, alimentos que contenham ovos crus e suco não pasteurizado, leite e gemada. A cafeína é permitida durante a gravidez, mas deve ser consumida com moderação, abaixo de 300 miligramas por dia.

ATENÇÃO! Consulte o seu médico caso esteja com sintomas de uma gravidez ectópica ou aborto: sangramento ou passagem do tecido vaginal, vazamentos de fluido vaginal, desmaio ou tonturas, baixa pressão arterial, dor no ombro, dor pélvica grave ou cólicas.

Compartilhe essa notícia: