Notícias Viva Mais

Oftalmologia PUBLICADO EM 14/09/2017

Saúde Ocular: Saiba o que é a DMRI

Doença ocular é a causa mais comum de cegueira em idosos

Participação do Dr. Daniel Braga, médico especialista em oftalmologia

Saúde Ocular: Saiba o que é a DMRI

Doença degenerativa da retina, que provoca uma perda progressiva da visão central, a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) é a doença do fundo do olho, que costuma aparecer em pessoas a partir dos 50 anos de idade. A DMRI é a maior causa de cegueira no mundo ocidental, a maior causa de cegueira irreversível que existe na atualidade.

A mácula é a região central da retina, onde acontece a visão principal, a mais nítida, a visão de cores. Na DMRI, acontece o envelhecimento precoce desta região macular e está relacionada à idade. Hoje em dia, com o envelhecimento da população geral, essa doença tem se tornado cada vez mais frequente. “Estima-se que 10% da população com mais de 85/90 anos tem a DMRI. A mácula é sofrida, ela sofre alterações, as células começam a se degenerar precocemente e a pessoa, então, começa a ter alterações na nitidez da visão, na visão central, na agudez da visão”, revela o Dr. Daniel Braga, médico especialista em oftalmologia. 

Existem algumas causas para relacionar à DMRI, mas, a principal delas é a idade propriamente dita, que dá o nome à doença. Com o avançar da idade, a doença se torna cada vez mais frequente. Outra causa muito importante é a história familiar, a genética. Pessoas que têm casos da doença na família, há uma associação onde o risco é aumentado. O tabagismo, o hábito de fumar, também pode causar a DMRI. Porém, essa causa é possível intervir a fim de diminuir o risco da doença. Além de tornar a DMRI mais grave, quando ela acontece, ela faz com que aconteça de forma mais precoce nas pessoas, e ainda vai interferir no tratamento. “Tem pessoas que tem a forma seca da doença, que o tabagismo contraindica o uso de certas medicações para tratar a doença, como antioxidantes, por exemplo. Casos de pessoas que são tabagistas com DMRI e precisam de tratar com antioxidantes não podem usá-los porque aumenta, por exemplo, o risco de doenças como câncer de pulmão”, acrescenta Dr. Daniel Braga.

A Degeneração Macular Relacionada à Idade geralmente é um fator genético, da disposição genética relacionada à idade e, muitas vezes, relacionado ao hábito de fumar, mas não é causada ou consequência de uma outra doença, é uma degeneração, uma programação das células que tem no DNA que vão provocar o envelhecimento mais precoce dessas células da retina. (Dr. Daniel Braga)

É importante destacar, que o diagnóstico da Degeneração Macular Relacionada à Idade é feito pelo médico oftalmologista, de preferência, um especialista em retina. O tratamento é clínico: na forma seca, faz uso de antioxidantes, vitaminas. Já a forma úmida é feita uma medicação dentro do olho, intraocular, uma injeção que vai agir nos vasos que têm proliferação. 

Para se combater a DMRI, para se combater o envelhecimento, é preciso ter hábitos de vida saudáveis, como dormir bem, se alimentar bem, ter boas horas de sono, momentos de relaxamento, não se submeter a estresses, principalmente estresses químicos, estresses físicos, como, por exemplo, o uso do cigarro e bebida alcoólica. “A alimentação saudável, com bastante fruta, bastante vitamina, verduras, com alimentação bastante colorida no dia a dia. Essa é a recomendação para se prevenir uma DMRI e para se ter uma vida saudável de maneira geral com a visão boa, de boa qualidade e que possa desfrutar disso por toda a vida”, finaliza Dr. Daniel Braga.

 

Compartilhe essa notícia: