Notícias Viva Mais
Angiologia e Cirurgia Vascular PUBLICADO EM 05/09/2020Os vasos e varizes tem mais incidência no sexo feminino
Com a participação da Angiologista e Cirurgiã Vascular da Clínica da Mulher – Anna Paola Noya Gatto

De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular 38% da população Brasileira têm problemas com vasos e varizes. Os vasos são pequenas veias que se localizam na parte superficial da pele, e as varizes são veias maiores, dilatadas que se localizam em uma parte mais profunda da pele em ambos os casos tem tratamento.
Os vasos e varizes tem mais incidência no sexo feminino. Geralmente, a fase inicial não possui sintomas, desse modo, é importante o diagnóstico precoce para que o tratamento seja feito antes do aparecimento dos sintomas, os sintomas mais comuns são: inchaço, queimação, cansaço nas pernas, sensação de formigamento ou peso nas pernas.
De acordo com a especialista, Dra. Gisele Segura, os vasos e varizes a princípio parecem ser um problema só estético, mas não são, normalmente nós temos veias mais profundas que também estão doentes e que estão contribuindo para o aparecimentos daqueles vasinho, para traçar um plano adequado para cada cliente, o ideal é que ele tenha uma avaliação com um cirurgião vascular ou angiologista que faça o exame físico adequado, um exame com realidade aumentada e fleboscópio das veias superficiais das pernas e um exame com doppler venoso para avaliar as veias do sistema venoso superficial e profundo, a partir daí é possível identificar quais veias estão boas e quais estão doentes para fazer o tratamento adequado que pode ser desde escleroterapia simples, escleroterapia com espuma, uso de laser, tratamentos associados como laser com escleroterapia até o tratamento cirúrgico.
Dicas:
- Não ficar parado na mesma posição por um longo período
- Fazer caminhada ou exercício físico
- Evitar hormônios
- Consultar periodicamente seu angiologista ou cirurgião vascular