Notícias Viva Mais
Ortopedia e Traumatologia PUBLICADO EM 09/08/2020Os benefícios da artroscopia do quadril para tratamento de lesões no quadril
Com participação do ortopedista Lauro Magalhães, especialista em Cirurgia do Quadril
A artroscopia do quadril é realizada através de cirurgia, utilizando uma técnica minimamente invasiva, com pequenas incisões. É considerado um método seguro para tratamento de lesões no quadril, de modo que, o paciente retorne as suas atividades diárias de forma mais rápida. De acordo com o Dr. Lauro Magalhães, médico ortopedista e especialista em quadril, diversas lesões e patologias são tratadas através da artroscopia do quadril, como o impacto femoroacetabular, lesões do labrum, lesões de cartilagem, do ligamento redondo, tratamento de pioartrite (infecção articular), retirada de fragmentos intra-articulares, realização de biópsias, tratamento de lesões sinoviais, investigação de dor oculta e da dor pós-artroplastia. Além disso, alguns problemas extra-articulares podem ser tratados, como ressaltos do quadril, bursites, ruptura de tendões, entre outros.
Os benefícios de realizar a artroscopia do quadril:
- Retorno das atividade de forma mais rápida
- Técnica minimamente invasiva e segura
- Risco de complicação menor
- Curto tempo de internamento
- Tempo de reabilitação menor
- Menos dor no pós operatório
- Preservação do quadril
- Cicatrizes pequenas
A recuperação após o procedimento depende de cada caso. A alta hospitalar é precoce normalmente. O paciente poderá ir para casa deambulando com um par de muletas. O uso dessas muletas geralmente se estende por 3 a 6 semanas, dependendo do que for realizado na cirurgia. A fisioterapia inicial é imediata após o pós-operatório e é individualizada para cada caso, sendo isso um dos segredos para a reabilitação ideal. Finaliza o Dr. Lauro Magalhães.