Notícias Viva Mais

Alimentação PUBLICADO EM 28/10/2015

Comer carne processada pode causar câncer colorretal

Carnes vermelhas também podem aumentar riscos

 

Comer carne processada pode causar câncer colorretal

Um relatório publicado nesta semana, na revista The Lancet Oncology, compilado por um Grupo de Trabalho de 22 especialistas em 10 países, em nome da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer (IARC), revela que o alto consumo de carnes vermelhas e processadas pode causar câncer colorretal ou câncer de intestino. 

O relatório apoia as recomendações para reduzir a ingestão desses alimentos depois de descobrir que a cada 50g de carnes processadas consumidas diariamente – o equivalente a duas fatias de bacon – pode aumentar o risco de câncer colorretal em 18%. Embora os autores do relatório notem que a ligação entre carnes vermelhas e o risco de câncer foi mais difícil de estabelecer, os estudos analisados ​​sugerem que a cada 100g de carne vermelha consumidas, o risco de câncer colorretal aumenta em 17%.

O Grupo de Trabalho da IARC analisou mais de 800 estudos que avaliaram a ligação entre carnes vermelhas e processadas e vários tipos de câncer. A carne vermelha foi definida como qualquer forma de carne de músculo de mamíferos, incluindo carne bovina, carne de porco, cordeiro, carne de carneiro e de cabra. Carne processada foi definida como qualquer carne que tenha sido objeto de quaisquer processos que aumentam o sabor ou melhorar a preservação, como bacon, salsichas e cachorros-quentes.

Os peritos identificaram “provas suficientes”, a partir de estudos epidemiológicos, que a alta ingestão de carnes processadas causaria câncer nos seres humanos. Em outras palavras, há fortes indícios de que uma elevada ingestão de carnes processadas provocam o câncer colorretal. Baseado em dados recentes da Global Burden of Disease Project, os especialistas notaram que uma dieta rica em carnes processadas pode causar cerca de 34 mil mortes por câncer em todo o mundo anualmente. Embora a ligação entre a ingestão de carne vermelha e câncer fosse baseada em evidências limitadas, afirmaram, ainda, que as dietas ricas em carnes vermelhas podem causar cerca de 50 mil mortes no mundo todo a cada ano.

Comentando sobre os resultados da revisão, Dr. Kurt Straif, chefe do Programa de Monografias da IARC, diz que “para um indivíduo, o risco de desenvolver câncer colorretal por causa de seu consumo de carne processada permanece pequeno, mas este risco aumenta com a quantidade de carne consumida. Tendo em vista o grande número de pessoas que consomem carne processada, o impacto global sobre a incidência de câncer é importante para a saúde pública”.

Enquanto os especialistas dizem que suas descobertas suportam as recomendações para reduzir a ingestão de carnes vermelhas e processadas, eles observam que há algum benefício nutricional de tais alimentos. Para o diretor da IARC, Dr. Christopher Wild, “estes resultados são importantes para permitir que os governos e as agências reguladoras internacionais realizem avaliações, a fim de equilibrar riscos e benefícios de comer carne vermelha e carne processada e fornecer melhores recomendações alimentares possíveis”.

Compartilhe essa notícia: