Notícias Viva Mais

Ortopedia e Traumatologia PUBLICADO EM 08/10/2020

Mitos e verdades sobre artrose no quadril

Com participação do ortopedista Lauro Magalhães, especialista em Cirurgia do Quadril

Mitos e verdades sobre artrose no quadril

A artrose no quadril é uma patologia que se caracteriza por um desgaste gradual da cartilagem da cabeça do fêmur e do acetábulo que é o encaixe dessa articulação, é uma patologia que acomete tanto homens como mulheres, geralmente os sintomas aparecem quando a artrose está em fase avançada.

Conheça alguns mitos e verdades:

Jovens podem ser acometidos pela artrose de quadril?
Verdade. De acordo com o Dr. Lauro Magalhães, “A artrose de quadril é uma patologia degenerativa desta articulação, então é mais prevalente em idosos. Porém, acontece também em jovens, principalmente quando esta artrose é secundária a algumas patologias da infância como Displasia do Desenvolvimento do quadril, Doença de Legg-Perthes, Epifisiólise ou algumas outras condições menos prevalentes.”

 

A obesidade causa artrose?
Mito. De acordo com o Dr. Lauro Magalhães, “A obesidade, isoladamente, não causa a artrose. Mas, sem dúvida, por sobrecarregar a articulação, a obesidade contribui bastante para a piora da dor e para o avanço da artrose.”

 

Algumas atividades laborais ou esportivas, que incluem o carregamento de peso, são fatores de risco para o desenvolvimento da artrose do quadril?
Verdade. De acordo com o Dr. Lauro Magalhães, “Atividades laborais ou esportivas que exijam impacto, grande amplitude de movimento ou sobrecarga sobre a articulação, são fatores de risco para esta patologia.”

 

O sedentarismo, bem como atividades em que se permanece muito tempo na mesma posição, favorece o surgimento da artrose do quadril?
Verdade. De acordo com o Dr. Lauro Magalhães, “O sedentarismo é um grande vilão para as articulações, principalmente o quadril. Sabemos que exercícios regulares adequados reduzem a atividade inflamatória da articulação com artrose, logo, diminuem a dor. Além disso, eles diminuem o estresse mecânico ao fortalecer a musculatura e estimulam a produção de líquido sinovial, que age absorvendo os impactos e nutrindo a cartilagem articular.”

 

A realização de alongamentos é benéfica para quem tem artrose no quadril?
Verdade. De acordo com o Dr. Lauro Magalhães, “A realização de alongamentos é benéfica, porém não devem ser realizadas amplitudes de movimentos extremas.”

Compartilhe essa notícia: