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Alimentação PUBLICADO EM 03/02/2016

Açaí: benefícios à saúde, informação nutricional e dicas rápidas

Saiba como incorporar mais o fruto na dieta e quais os riscos do seu consumo

 

Açaí: benefícios à saúde, informação nutricional e dicas rápidas

O açaí é uma fruta de cor roxa, com cerca de 1-2 cm de diâmetro, nativa das florestas tropicais da Amazônia. Eles são colhidos das árvores chamadas de açaizeiro. A semente constitui cerca de 80% do fruto. O sabor do açaí é descrito como uma mistura de chocolate com frutas silvestres, com um ligeiro sabor metálico.

Neste artigo, serão abordados os possíveis benefícios à saúde vindos do açaí, como incorporar mais o fruto na dieta e quaisquer riscos potenciais do consumo do açaí.

Repartição nutricional do açaí
De acordo com um estudo de 2006, 100 gramas de açaí (fruto e pele) em pó contém 534 calorias, 52 gramas de hidratos de carbono, 33 g de gordura total (74% da qual é gordura insaturada) e 8 gramas de proteína.

O açaí contêm mais antioxidantes do que outras frutas comumente consumidas. Eles também são ricos em fibras e gorduras saudáveis ​​para o coração. Os efeitos antioxidantes do açaí têm sido em grande parte atribuída aos compostos fenólicos.

Possíveis benefícios do consumo de açaí
Consumir frutas e legumes de todos os tipos tem sido associado com um risco reduzido de muitas condições de saúde relacionados ao estilo de vida. Muitos estudos têm sugerido que o aumento do consumo de alimentos de origem vegetal como o açaí diminui o risco de obesidade, diabetes, doença cardíaca e mortalidade global, promovendo pele e cabelos saudáveis e aumento da energia.

Função cognitiva
Embora as doenças do cérebro relacionadas com a idade, como a doença de Alzheimer e mal de Parkinson não tenham cura, a pesquisa sugere que dietas ricas em antioxidantes e anti-inflamatórios podem reduzir o risco dessas doenças. Especificamente, o antioxidante antocianina, abundante no açaí, pode diminuir o estresse oxidativo e a inflamação, promovendo a saúde do cérebro. As antocianinas também têm sido mostradas para aumentar e melhorar a memória. 

Saúde do coração
O consumo de antocianina tem sido fortemente ligado com a proteção do estresse oxidativo. Um estudo descobriu que o consumo regular de antocianinas pode reduzir o risco de ataque cardíaco em 32% em mulheres jovens e de meia-idade.

As gorduras e fibras saudáveis ​​para o coração presentes no açaí também suportam a saúde do coração. Gorduras saudáveis ​​para o coração aumentam o HDL (“colesterol bom”) e diminuem o LDL (“mau” colesterol). Vários estudos longitudinais têm relatado um risco de doença cardiovascular reduzido e todas as causas de mortalidade com alto consumo de fibras. Ingestão de fibra também reduz o colesterol LDL.

A ingestão de fibras não só está associada a uma menor incidência de doença cardiovascular, mas também uma progressão mais lenta da doença em indivíduos de alto risco.

Propriedades anticancerígenas
As antocianinas foram observados para se envolver em atividades anticancerígenas, embora os mecanismos exatos sejam desconhecidos. Os estudos de laboratório, usando uma variedade de células cancerígenas, indicam que as antocianinas:
– Atuam como antioxidantes
– Ativam enzimas desintoxicantes
– Impedem a proliferação de células de câncer
– Induzem a morte de células de câncer
– Têm efeitos anti-inflamatórios
– Inibem o início da formação de tumores
– Evitam a invasão da célula cancerosa

Como incorporar mais açaí em sua dieta
O açaí pode ser comprado seco, congelado, como suco, em pó, em produtos alimentares e em forma de comprimido.

Dicas rápidas:
– Comprar sucos e smoothies com açaí como ingrediente
– Use congelada para fazer tigelas de açaí
– Adicione o açaí em pó à aveia, cereais ou barras de granola caseira.

Riscos potenciais para a saúde do consumo de açaí
É a dieta total ou padrão global de alimentação que é mais importante na prevenção de doenças e alcançar uma boa saúde. É melhor ter uma dieta com variedade do que se concentrar em alimentos individuais como a chave para uma boa saúde.

Experiências foram feitas usando polpa de açaí como um contraste para ressonância magnética. Grandes doses de açaí podem afetar os resultados dos exames, por isso é importante falar ao médico que você comeu açaí se estiver programado para um exame de ressonância magnética.

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