Notícias Viva Mais

Medicina do Sono PUBLICADO EM 04/11/2015

Terror Noturno: causas, sintomas e tratamentos

Doença, que difere do pesadelo, pode ser dolorosa para toda a família

 

Terror Noturno: causas, sintomas e tratamentos

Terror noturno (ou terrores do sono) difere substancialmente do pesadelo padrão e pode ser extremamente doloroso para o doente e sua família. Embora os terrores noturnos possam ser verdadeiramente aterrorizantes, eles não são normalmente um indicador de algo mais sério e tendem a cessar por vontade própria.

Quais são os terrores noturnos?
Os terrores noturnos são episódios noturnos onde a vítima experimenta terror, o doente pode debater seus membros e gritar ou berrar. Ataques são frequentemente associados com o sonambulismo. A situação é desagradável ​​para todos os envolvidos, mas em geral ele não é um motivo de preocupação médica.

Os terrores noturnos são mais comuns em crianças, mas os adultos também podem sofrer com eles. Um ataque normal geralmente dura entre 30 segundos e 3 minutos, mas pode ser substancialmente mais longo.

Sinais e sintomas de terrores noturnos
Terrores noturnos diferem dos pesadelos. Em um pesadelo a pessoa pode acordar, mas durante os terrores noturnos, geralmente ela fica dormindo. Esta diferença é mais provável devido à fase de sono em que elas ocorrem. Pesadelos tendem a acontecer durante o sono REM (a fase do sono que temos sonhos mais vívidos e coloridos). Já os terrores noturnos, ocorres no primeiro terço da noite, durante o sono mais profundo, também chamado de sono não REM.

Os sinais de um episódio de terror noturno pode incluir o seguinte:

– Gritar e berrar
– Sentar-se na cama
– Chutar e se debater
– Respiração pesada, corrida de pulso, e sudorese profusa
– Pupilas dilatadas e aumento do tônus ​​muscular
– Dificuldade de despertar 
– Olhar fixo com olhos arregalados como se acordado
– Se comportam de forma agressiva (mais comum em adultos)
– Sair da cama e correr ao redor da casa
– Amnésia do evento

O que causa os terrores noturnos?
Pode haver uma série de causas ou fatores potenciais em que contribuem para os terrores noturnos. Abaixo está uma pequena lista de alguns dos mais comuns:

– Febre (em crianças especificamente)
– Estresse
– Privacao de sono
– Luz ou ruído
– Uma bexiga muito cheia
– Passar a noite em algum lugar desconhecido
– Possível componente genético

Testes e diagnóstico de terrores noturnos
Devido à natureza de terrores noturnos, os médicos muitas vezes podem chegar a um diagnóstico apenas fazendo perguntas relevantes ao paciente. Além do questionamento, podem ser feitos testes para investigar fatores contribuintes potenciais, ou, caso não chegue a uma conclusão, um estudo do sono pode ser recomendado.

Tratamento e prevenção de terrores noturnos
Raramente há uma necessidade de qualquer tipo de medicação para terrores noturnos. Com as crianças, embora pareça angustiante, não causa dano algum e a maioria delas crescem fora de terrores noturnos. Falar com seu filho com calma pode ajudar a reduzir os episódios.

O tratamento só é feito se os episódios tenham efeito negativo sobre o doente ou a segurança de sua família. Se o tratamento for considerado necessário, normalmente há três categorias de intervenção em potencial:

– Tratar uma doença subjacente: como a apnéia do sono ou problema de saúde mental
– A melhoria das condições de dormir: se a privação do sono é pensada para ser um fator importante
– Medicação: drogas são raramente utilizadas, mas podem ser úteis em alguns casos
– Lidando com o estresse: a terapia ou aconselhamento pode ajudar se o estresse  for um fator

Remédios caseiros e soluções simples
Se você ou seu filho está sofrendo de terrores noturnos, há uma série de intervenções simples para se tentar. Estes métodos podem ajudar a minimizar os terrores ou pelo menos diminuir o seu impacto:

– Torne o ambiente seguro: feche e tranque todas as portas e janelas à noite. Remova os riscos de queda e remova objetos frágeis e perigosos do caminho.
– Estresse: identificar o que faz com que você fique estressado e tentar pensar em maneiras de aliviá-lo. Se é o seu filho, pergunte a ele o que o está incomodando e converse sobre isso
– Dormir mais: privação do sono pode ser um fator, de modo a tentar ir para a cama mais cedo ou assentamento, em um cochilo à tarde. Ter uma rotina relaxante antes de dormir também pode ajudar nesse sentido. Talvez um banho quente ou luz baixa antes de dormir
– Siga regras: mantenha um diário do sono. Observe que horas os terrores noturnos começam. Se os terrores vêm em um momento regular, tente acordar a criança 15 minutos antes e a mantenha acordada durante 5 minutos. Em seguida, deixe-a voltar a dormir. Este método tem sido muito eficaz.

Compartilhe essa notícia: