Notícias Viva Mais

Radiologia PUBLICADO EM 20/03/2017

Miomas: Embolização preserva o útero, sem cortes

Técnica não leva pontos e permite retorno rápido às atividades

Participação do Dr. André Goyanna, médico radiologista

Miomas: Embolização preserva o útero, sem cortes

Doença comum entre as mulheres, os miomas são tumores benignos que se desenvolvem na parede do útero. A maioria das pacientes não apresenta nenhum sintoma, mas eles podem provocar hemorragias e impedir a mulher de ter filhos. Para tratar deste problema, além da histerectomia (extração do útero) existem outras alternativas, entre elas, a embolização uterina. De acordo com o médico especialista em radiologia intervencionista, Dr. André Goyanna, essa é uma técnica minimamente invasiva, segura e com baixo índice de complicações: 

“A embolização de miomas consiste numa técnica minimamente invasiva para o tratamento dos miomas através de cateterismo. O princípio da técnica é bem simples, é a obstrução das artérias que levam o sangue para o mioma, e isso faz com que eles morram e o organismo os absorva”.

A empregada pública, Cristiana dos Santos, demorou para realizar o procedimento por falta de informação. Com quadro de anemia há mais de um ano, ela já estava preparada para realizar a histerectomia:

“Na verdade, eu já tinha ouvido falar há muito tempo numa entrevista que teve na TV e achava que era difícil de conseguir a realização, já estava pronta para fazer a histerectomia. Já tinha entrado em contato com outros médicos, mas, pela localização do mioma, eles achavam que não poderiam tirar só o mioma. Então, o médico que me acompanha falou que ia ter que abrir para ver se poderia preservar o útero ou não, ele não tinha certeza”.

“Como eu estava com problema de anemia, diminuiu bastante o sangramento. Eu só tenho a agradecer mesmo. O meu foi mais pela parte do sangramento, eu estava tendo anemia e não estava conseguindo controlar e estava há mais de um ano tomando medicação para controlar a anemia e não estava conseguindo”.

Dr. André Goyanna ainda explica que a técnica preserva o útero, não precisa de pontos, não deixa cicatrizes e promove um retorno mais precoce às atividades:

“A embolização de miomas é feita através de uma punção de uma artéria na virilha. Não leva ponto, não leva corte e a maioria dos internamentos geralmente é só de um dia”.

 

Compartilhe essa notícia: