Notícias Viva Mais

Fisioterapia PUBLICADO EM 14/08/2017

Você sabe o que é a fisioterapia ortopédica?

Técnica foca na recuperação ou prevenção de lesões e doenças que afetam os músculos, ossos e ligamentos do corpo

Participação da fisioterapeuta, Danna Macêdo

Você sabe o que é a fisioterapia ortopédica?

Ciência que reabilita as funções de um indivíduo, a fisioterapia estuda, diagnostica, previne e trata de todo e qualquer distúrbio da biomecânica e funcionalidade humana, seja de órgãos ou sistemas. A fisioterapia ortopédica é uma das especialidades mais conhecidas dentro da profissão, e tem como principais objetivos os de prevenir e tratar patologias que atingem os ossos, a musculatura, os ligamentos e as articulações. Ou seja, atua tanto na prevenção, quanto na reabilitação física e funcional do indivíduo.

Qualquer pessoa pode se beneficiar com a fisioterapia ortopédica. “Do atleta ao sedentário, da criança ao idoso, desde que tenha o tratamento adequado”, revela a fisioteraéuta Danna Macêdo. Dentre as patologias mais indicadas para se tratar com a fisioterapia ortopédica, as mais comuns são as associadas ao trabalho, como as Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteo musculares Relacionados ao Trabalho (DORT). Além disso, trata do pré e pós-operatório de cirurgias ortopédicas, das hérnias de disco, pacientes que tenham osteoartrose, tendinopatias e lesões ligamentares. 

É importante destacar, que a fisioterapia ortopédica pode prevenir algumas doenças. “É preciso observar as posturas viciosas do dia a dia, tanto no ambiente de trabalho, como nas atividades do dia a dia da pessoa, perceber e corrigir, se necessário, problemas ergonômicos, principalmente no ambiente de trabalho para garantir uma boa funcionalidade do corpo humano e da sua biomecânica”, finaliza Danna Macêdo.

Compartilhe essa notícia: