Notícias Viva Mais
Ginecologia e Obstetrícia PUBLICADO EM 02/08/2016Infertilidade: De quem é a culpa?
Insegurança, sensação de impotência e medo são sentimentos comuns de quem enfrenta o problema
Nos dias de hoje muitos casais vem retardando a chegada dos herdeiros e, em alguns casos, no momento em que decidem gerar um bebê, podem encontrar dificuldades na realização desse sonho. Insegurança, sensação de impotência, culpa e medo são sentimentos comuns a quem enfrenta o problema da infertilidade.
A infertilidade é a dificuldade do casal engravidar no período de um ano, tendo relações frequentes e sem uso de método contraceptivo. Se ao longo desses 12 meses não ocorre a gestação, deve-se partir para a investigação da causa da infertilidade. Existem alguns exames que são direcionados para investigar a infertilidade. Alguns exames específicos para a mulher e alguns exames específicos para o homem. O médico especialista irá direcionar essa investigação. O tipo de tratamento vai depender do diagnóstico de infertilidade do casal após a investigação. Dentre as opções, estão:
– Inseminação intrauterina;
– Fertilização in vitro;
– Programação do período fértil para o casal ter relações sexuais em casa.
O problema da infertilidade pode ser tanto do homem quanto da mulher. A médica Ana Paula Leal, especialista em ginecologia e obstetrícia, pós-graduada em reprodução assistida, afirma que “a mulher contribui com 40% das causas de infertilidade do casal e o homem é o responsável pelos outros 40%. Os 20% restantes são causas mistas e desconhecida. Desta forma, a infertilidade não é problema nem de um nem de outro: é do casal”.