Notícias Viva Mais

Ortopedia e Traumatologia PUBLICADO EM 31/07/2017

Ácido hialurônico: Tratamento complementar para artrose do joelho

Viscossuplementação pode ser feita no próprio consultório médico

Participação do Dr. Vinícius Aleluia, médico especialista em ortopedia e traumatologia

Ácido hialurônico: Tratamento complementar para artrose do joelho

A artrose do joelho é uma doença de origem multifatorial, que leva à degeneração da cartilagem articular, afetando todos os componentes da articulação. É um processo lento, progressivo e debilitante, com alta prevalência na população adulta ativa, principalmente ligada a práticas esportivas. O tratamento não-operatório, aliado a fisioterapia e ao emagrecimento ajudam na recuperação do paciente e no controle das dores. Nesse contexto, uma das opções disponíveis é a viscossuplementação, que é a aplicação de ácido hialurônico na articulação, um procedimento não-invasivo, que pode ser feito no consultório médico. Porém, não é qualquer paciente que pode se beneficiar dessa técnica. Para aqueles pacientes com deformidade acentuada, é indicado o procedimento do tipo de artroplastia, ou seja, a prótese de joelho. 

“Os estudos mostram que os pacientes que mais se beneficiarão da viscossuplementação são aqueles que possuem uma artrose em um estágio inicial, onde não há uma deformidade muito grande da articulação e pacientes que não tenham também a idade tão avançada. É um procedimento ambulatorial que não exige nenhuma preparação especial, o paciente vai como se fosse para uma consulta médica. É feita através de anestesia local com aplicação dentro da articulação do joelho”. (Dr. Vinícius Aleluia, médico especialista em ortopedia e traumatologia)

A gestora de pessoas, Marcela Góis, descobriu que tinha artrose no joelho após sentir fortes dores na região e procurar ajuda médica: “Eu descobri a patologia do joelho quando comecei a sentir fortes dores, principalmente ao subir e descer escadas e ao dirigir. Como eu trabalhava em pé e de salto passei a sentir dores muito fortes, o joelho muito inchado com muita frequência. A intensidade das dores eram muito fortes, a ponto de sentir o joelho travado, pontadas, fisgadas, com dificuldade de andar, esticar e dobrar. Eu tinha dificuldade de ficar muito tempo em pé ou caminhando muito tempo. Quando soube que tinha desgaste da cartilagem, fiquei preocupada, mas procurei me informar bastante para entender e me tratar melhor, a fim de não atrapalhar a minha qualidade de vida”.

A orientação mais importante para os pacientes que possuem osteoartrose do joelho está voltada para o controle do peso corpóreo. Sabe-se que o excesso de peso termina gerando uma sobrecarga excessiva sobre as articulações já acometidas pela degeneração articular e, quando há uma redução do peso, o paciente se beneficia no que diz respeito à melhora da dor. Outra medida isolada importante, seria a adoção de atividades que propiciam o fortalecimento dos músculos dos membros inferiores, para que eles possam proteger a articulação já acometida pelo processo degenerativo.

Marcela foi informada de que vários fatores a levaram a desenvolver esta patologia. “Eu tive um ganho de peso muito rápido e como eu trabalhava de salto e em pé por um longo período isso que contribuiu mais. Iniciei o tratamento com fisioterapia, alguns medicamentos para amenizar a dor, utilizei medicamento para reconstrução da cartilagem. Além disso, o médico me indicou a viscossuplementação, para aliviar a dor e inchaço e eu ter a mobilidade do joelho. Depois da viscossuplementação me senti muito bem, deu muito resultado. Hoje eu tenho poucas limitações, não posso ficar muito tempo com salto, dirigir por muito tempo, caminhar por muito tempo, mas as limitações não são muitas, a viscossuplementação teve muito resultado comigo”.

A viscossuplementação é um procedimento simples, seguro e feito sob anestesia local. “O paciente não precisa de maiores preparos para ser submetido a uma viscossuplementação, é feito sob anestesia local e o paciente pode voltar para casa deambulando normalmente. Apenas nós costumamos orientar um repouso relativo, ou seja, não sair para fazer longas caminhadas, não bater perna no shopping, por exemplo, para que o ácido hialurônico não irrite a articulação do joelho e não faça gerar um processo inflamatório reacional. No geral, orientamos que no outro dia após a aplicação o paciente pode ter suas atividades rotineiras sem maiores problemas”, finaliza Dr. Vinícius Aleluia.

 

Compartilhe essa notícia: