Notícias Viva Mais

Ortopedia e Traumatologia PUBLICADO EM 14/11/2018

Dor intensa na coluna pode ser sinal de hérnia de disco

Saiba como identificar a doença e procure ajuda o quanto antes

Participação do médico ortopedista, Carlos Henrique Araújo Silva, especialista em cirurgia de coluna

Dor intensa na coluna pode ser sinal de hérnia de disco

Você sabia que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, mais de 80% da população mundial vai experimentar a dor nas costas em algum momento da vida? Atividades rotineiras, como levantar peso ou trocar um móvel de lugar, bem como a postura inadequada durante o trabalho, podem contribuir para o surgimento da dor. E um dos problemas que mais levam as pessoas ao médico é a formação de hérnias discais lombares. A principal causa é a genética, porém, o envelhecimento, o sedentarismo e o tabagismo também são fatores preocupantes.

Saiba mais:
Mito ou verdade: Um paciente operado de hérnia de disco não vai precisar mais se preocupar.
Se não tratada, a hérnia de disco pode causar paralisia?

Para explicar o que é hérnia de disco é preciso saber o que é disco. Disco intervertebral é uma estrutura discoide que se interpõe entre duas vértebras e tem a função de absorver, distribuir carga e permitir o movimento na coluna vertebral. A hérnia discal é a ruptura deste disco, promovendo a migração do seu núcleo para o interior do canal vertebral. Isso promove os principais sintomas da hérnia que são a dor e as alterações neurológicas nos membros. As hérnias ocorrem com mais frequência na região lombar, provocando dores nas costas que podem irradiar para coxas, pernas e pés.

Os outros sintomas provocados pela hérnia discal são alterações neurológicas nas extremidades, que podem variar desde formigamento, dormência, fraqueza ou mesmo a paraplegia, em casos mais graves. Dentre as pessoas que apresentam hérnia discal sintomática, cerca de 90% melhorarão com mudança de hábitos de vida, perda de peso, fortalecimento muscular e não apresentarão mais os sintomas.

O tratamento da hérnia discal é multidisciplinar, sendo comandado pelo médico especialista em coluna vertebral, uma subespecialidade tanto da ortopedia como da neurocirurgia. Outros profissionais têm um papel importante no tratamento da doença, como o fisioterapeuta, o nutricionista, o clínico da dor e o educador físico. O médico ortopedista, Dr. Carlos Henrique Araújo Silva, especialista em cirurgia de coluna, afirma que “hábitos de vida saudáveis, com prática regular de atividade física, uma boa alimentação e uma ergonomia correta são essenciais para evitar a hérnia de disco”.

Compartilhe essa notícia: