Notícias Viva Mais
Ortopedia e Traumatologia PUBLICADO EM 16/01/2020Grande parte das fraturas no joelho pode ser prevenida
Lesões meniscais, ligamentares e condrais (cartilagem) são as mais frequentes
Participação do especialista em cirurgia do joelho, Dr. Gustavo Azi
O joelho é uma das articulações mais sensíveis do corpo humano e por esse motivo pode se tornar vítima fácil de lesões e fraturas, principalmente em atletas ou em pessoas que praticam atividades físicas. As fraturas no joelho podem ser causadas por uma queda, acidentes, jogos esportivos, entre outros fatores. O futebol e alguns tipos de lutas são esportes onde o índice de fraturas é bem grande.
Embora o joelho seja uma articulação frágil, ele também é fundamental para o processo de sustentação do nosso corpo. Por esse, motivo é importante saber como é constituído a estrutura dessa articulação. De acordo com o médico ortopedista, especialista em cirurgia do joelho, Dr. Gustavo Azi, “nosso joelho é uma importante articulação que é formada pela extremidade distal do fêmur, pela extremidade proximal da tíbia e pela patela (rótula). O joelho ainda possui ligamentos que estabilizam a articulação, auxiliados pelos meniscos (interno ou medial e externo ou lateral), que estabilizam o joelho, e amortecem os impactos sobre as cartilagens”, explicou.
As lesões meniscais, ligamentares e condrais (cartilagem) são as mais frequentes. Essas lesões são consequência de práticas esportivas. Algumas fraturas podem ser tratadas sem o auxílio de cirurgia, já outras fraturas como a do ligamento cruzado anterior, exige uma intervenção cirúrgica. Dr. Gustavo Azi disse que a melhor forma de proteger o joelho é a prevenção. “Nos casos de pacientes idosos, é fundamental prevenir acidentes domésticos através de ações como evitar tapetes, por exaziemplo. Além disso, é fundamental tratar e prevenir as doenças que geram perda de massa óssea, como a osteoporose. Já em relação aos pacientes mais jovens, recomenda-se cautela para evitar acidentes automobilísticos, além da utilização de instrumentos de proteção nos esportes de alto contato”, frisou.