Notícias Viva Mais

Oftalmologia PUBLICADO EM 21/10/2016

Glaucoma: Se não tratado, pode causar cegueira irreversível

Por não apresentar sintomas em sua fase inicial, geralmente, quando o paciente procura o oftalmologista, já tem uma lesão importante no campo visual 

Glaucoma: Se não tratado, pode causar cegueira irreversível

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a cada ano são registrados 2 milhões e 400 mil novos casos de glaucoma no mundo. Por não apresentar sintomas em sua fase inicial, a doença, que é provocada pelo aumento da pressão do olho, é capaz de causar cegueira se não for tratada a tempo. Apesar de não ter cura, ela pode ser controlada com colírios, laser e até intervenção cirúrgica. Um dos tratamentos mais modernos para tratar o glaucoma é a Trabeculoplastia Seletiva a Laser (SLT), procedimento seguro, não invasivo e realizado em consultório. 

A melhor forma de diagnosticar precocemente o glaucoma é através da visita regular ao médico oftalmologista, principalmente daquelas pessoas que:

– têm idade acima de 40 anos;
– história familiar positiva para o glaucoma;
– são portadoras de miopia;
– pessoas de pele negra;
– são diabéticas, hipertensas ou apresentam hipotensão arterial.

Qualquer pessoa, em qualquer idade, pode desenvolver o glaucoma. O médico Honassys Rocha, especialista em oftalmologia, afirma que “um bebê já pode nascer com glaucoma, daí a importância de um exame conhecido como teste do olhinho, feito em todos os recém-nascidos, que, dentre outras doenças, pode diagnosticar precocemente o glaucoma”.

O tratamento do glaucoma pode ser feito a laser, sendo o principal a trabeculoplastia seletiva a laser (SLT), e através de colírios. A função destes tratamentos é reduzir a pressão intraocular. Caso essas duas modalidades de tratamento não sejam suficientes para controle da doença, pode-se, em alguns casos, lançar mão da cirurgia.

A SLT é uma técnica de tratamento de glaucoma que permite substituir o colírio por cerca de 18 meses. O laser atua melhorando o sistema de drenagem do líquido que dá pressão ao olho. “Imagine a pressão do olho como sendo fruto de uma torneira aberta e um ralo drenando esta pressão, o laser vai atuar sobre este ralo, limpando e fazendo com que ele funcione melhor, para que pressão intraocular seja reduzida”, finaliza doutor Honassys.

 

Compartilhe essa notícia: