Notícias Viva Mais

Ortopedia e Traumatologia PUBLICADO EM 03/03/2020

Exercícios físicos melhoram desempenho sexual

Além de melhorar a autoestima, atividades físicas aumentam o condicionamento físico dos praticantes

Participação do ortopedista Dr. Gustavo Azi, especialista em joelho

Exercícios físicos melhoram desempenho sexual

Exercícios físicos como o treinamento de força realizado com sobrecarga promove um aumento na produção de testosterona em seus praticantes, homens e mulheres. Este hormônio, além de ser responsável pelo aumento da massa muscular, também tem efeito na ereção e desejo sexual. O treinamento aeróbio também pode auxiliar no desempenho sexual. A prática de corridas, natação, ciclismo, pular corda ou qualquer atividade física que promova adaptações nos sistemas cardiorrespiratório e musculoesquelético – respeitando o nível de condicionamento de cada praticante – tem o potencial de melhorar o desempenho sexual de seus praticantes.

Segundo o ortopedista Dr. Gustavo Azi, especialista em joelho, “já está comprovado por estudos que a atividade física não só previne, como também trata algumas patologias. Ela tem um efeito benéfico do ponto de vista da saúde física, mas também da mental, já que melhora a autoestima do paciente, o que influencia em todas as áreas de sua vida, inclusive na sexual”, ponderou.

Adaptações como a melhora da circulação sanguínea, desde os grandes grupos musculares até os órgãos-genitais; diminuição dos níveis de triglicerídeos – fator que pode prejudicar a ereção – e melhora na resistência muscular e cardiorrespiratória permitem relações sexuais mais longas e com mais disposição entre os parceiros. “Há estudos que mostram que ao melhorar o condicionamento físico do paciente e suas funções vitais, a sua atividade sexual também melhora. Sem contar que o paciente engajado numa atividade física, além de ter uma autoestima positiva, aumenta o seu condicionamento físico”, frisou o Dr. Gustavo Azi.

Para finalizar, o especialista diz que além de ter uma boa noção sobre a importância da atividade física, é preciso ter a força de vontade para não desistir, pois o sedentarismo não combina com saúde e prejudica a vida como um todo, inclusive a vida sexual. Além disso, “é fundamental procurar um cardiologista e um ortopedista para fazer uma avaliação inicial antes de iniciar os exercícios e ter o plano de atividade física sempre orientado por um educador físico”, destacou.

Compartilhe essa notícia: