Notícias Viva Mais

Nefrologia PUBLICADO EM 08/03/2017

Dia Mundial do Rim: Doença renal afeta milhões de pessoas em todo o mundo

Para 2017, o tema da campanha escolhido é ‘Doença Renal e Obesidade’

Participação do Dr. André Costa Matos, médico urologista

Dia Mundial do Rim: Doença renal afeta milhões de pessoas em todo o mundo

Iniciativa da Sociedade Internacional de Nefrologia, o Dia Mundial do Rim é sempre celebrado na segunda quinta-feira do mês de março. Por isso, em 2017, o dia 9 de março será de muita comemoração. O objetivo da campanha é conscientizar a população de todo o mundo sobre a importância dos rins para o bom funcionamento do organismo. Com o tema “Doença Renal e Obesidade. Estilo de vida saudável para rins saudáveis”, o foco principal deste ano é alertar a população com relação à obesidade. E, como o propósito do Viva Mais Viva Melhor é o de difundir informações sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida, achamos fundamental participar dessa campanha, a fim de alertar sobre a importância da ingestão de líquidos para a saúde renal.

Saiba mais:
Cálculo Renal: Qualquer pessoa pode desenvolver?
Cálculo Renal: Como eles se formam?

As doenças renais afetam milhões de pessoas em todo o mundo e algumas delas podem ser prevenidas com mudanças no estilo de vida. Por isso, é necessário consciencializar a população para a adoção de hábitos saudáveis desde a infância. Mas, você sabe o que pode fazer para ajudar a manter os seus rins saudáveis? O Dr. André Costa Matos, especialista em urologia,  recomenda “para todos os pacientes um aumento da ingestão de líquidos. O ideal é que a pessoa urine 2 litros por dia. Como ninguém vai ficar medindo a quantidade de xixi que faz, a dica é avaliar a cor da urina que deve estar sempre incolor, ou seja, da cor da água”.

Uma das principais funções dos rins é filtrar as impurezas do sangue e regular a pressão arterial, sendo a água é fundamental para que isso aconteça. Pode-se, também, incluir sucos e outros alimentos hidratantes. É muito importante beber cerca de 2 litros por dia. A ingestão de líquidos, por exemplo, previne as temidas cólicas renais, sintoma de uma das doenças mais dolorosas que podem afetar o órgão, conhecida popularmente como ‘pedra no rim’. Ela é causada pela cristalização de sais minerais presentes na urina, e pode ser encontrada em qualquer ponto do aparelho urinário. Mas, o que fazer para evitar a formação de cálculos renais? Basicamente, três coisas, aconselha Dr. André: ”Aumentar a ingestão de líquidos, retirar o sal da dieta e evitar o excesso de proteínas. Porém, é importante ressaltar que, durante o episódio de cólica renal, não se deve exagerar na ingestão hídrica, porque piora a dor, já que o rim está obstruído”.

Sendo assim, a dica do Viva Mais para o Dia Mundial do Rim é: beba água, este líquido precioso é fundamental para cuidar dos nossos rins!

Compartilhe essa notícia: