Notícias Viva Mais

Especiais PUBLICADO EM 06/03/2017

Dia Internacional da Mulher: Saúde feminina é o foco do mês de março

Hábitos de vida saudáveis devem fazer parte da rotina de toda mulher

Participação da Dra. Renata Cangussú, médica oncologista

Dia Internacional da Mulher: Saúde feminina é o foco do mês de março

Segundo registros históricos, o primeiro Dia da Mulher (08/03) foi celebrado, nos Estados Unidos, em maio de 1908, quando mais de 1.500 mulheres se uniram em prol da igualdade política e econômica no país. Porém, a Organização das Nações Unidas (ONU) só oficializou o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher, em 1977, com a  finalidade de lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres. Atualmente, além do caráter festivo e comemorativo, o dia ainda continua servindo como conscientização para evitar as desigualdades de gênero em todas as sociedades.

Por conta disso, há campanhas por todo o Brasil, visando estimular o autocuidado e a saúde do sexo feminino. E, como o objetivo principal do Viva Mais Viva Melhor é o de difundir informações sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida, achamos fundamental participar dessa campanha, a fim de conscientizar as mulheres aos sinais do seu organismo.

Saiba mais:
Câncer de Mama: Fatores de Risco
Câncer de Colo Uterino: Novidades do Tratamento

É importante ressaltar, que manter hábitos saudáveis podem ajudar tanto na prevenção quanto no diagnóstico precoce de doenças. A médica Renata Cangussú, especialista em Oncologia Clínica, afirma que “o câncer é uma das doenças que mais mata as mulheres no Brasil e no mundo. Por isso, a prevenção dessa patologia tem um papel de grande importância”. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), os tipos de câncer mais frequentes nas brasileiras são o de mama, o de colo de útero, o colorretal (intestino) e o de tireóide. Para se ter uma ideia, somente o câncer de mama responde por cerca de 28% dos novos casos a cada ano.

De maneira geral, hábitos de vida saudáveis são responsáveis pela redução de, pelo menos, um terço dos casos de câncer. Portanto, a prática regular de atividade física, assim como uma dieta equilibrada, devem fazer parte da rotina de toda mulher. Além disso, a Dra. Renata Cangussú ainda acrescenta que, “para evitar os casos de câncer de útero, meninas com mais de 9 anos de idade devem ser vacinadas contra o vírus HPV e toda mulher deve realizar o seu preventivo anualmente”.

Quanto ao câncer de mama, é de fundamental importância que as mulheres conheçam o seu próprio corpo, fazendo o autoexame mensalmente, lembrando que ele não substitui a ida ao mastologista e nem tampouco o exame de imagem para o rastreamento, que segundo as orientações da Sociedade Brasileira de Mastologia, é a mamografia anual a partir de 40 anos.

Sendo assim, a dica do Núcleo de Oncologia da Bahia e do Viva Mais para o dia da mulher: cuide-se e movimente-se para uma vida mais saudável!

Compartilhe essa notícia: