Notícias Viva Mais

Fisioterapia PUBLICADO EM 28/09/2017

Você sabe para que serve a fisioterapia ortopédica?

Especialidade é uma das mais conhecidas dentro da profissão

Participação da fisioterapeuta, Danna Macêdo

Você sabe para que serve a fisioterapia ortopédica?

Ciência que reabilita as funções de um indivíduo, a fisioterapia estuda, diagnostica, previne e trata de todo e qualquer distúrbio da biomecânica e funcionalidade humana, seja de órgãos ou sistemas. A fisioterapia foi regulamentada no Brasil em 1969 e, a partir daí, foi se tornando conhecida. Hoje é uma das profissões mais requisitadas para a prevenção e melhora da qualidade de vida. 

Atualmente, a fisioterapia atua em diversas áreas. Na docência, dentro dos hospitais e das clínicas, na saúde coletiva, dentro de empresas, escolas e diversos outros locais. As áreas mais comuns são a ortopedia, neurologia e respiratória. A fisioterapia ortopédica é uma das especialidades mais conhecidas dentro da profissão, e tem como principais objetivos os de prevenir e tratar patologias que atingem os ossos, a musculatura, os ligamentos e as articulações. 

Qualquer pessoa pode se beneficiar da fisioterapia ortopédica. Do atleta ao sedentário, da criança ao idoso, qualquer pessoa pode se beneficiar, desde que tenha o tratamento adequado. (Danna Macêdo, fisioterapeuta)

A fisioterapia ortopédica pode tratar diversas doenças. Dentre as mais comuns, estão as patologias associadas ao trabalho, a LER/DORT, pré e pós-operatório de cirurgias ortopédicas, as hérnias de disco, osteoartrose, tendinopatias e lesões ligamentares. É importante destacar, que “não é possível determinar, com exatidão, a duração do tratamento de fisioterapia ortopédica. Cada organismo, cada indivíduo, passa por experiências diferentes e as reações e respostas vão aparecer gradativamente. Quanto maior o comprometimento do paciente com o seu tratamento, melhor o resultado e menor o tempo da reabilitação”, revela a fisioterapeuta, Danna Macedo.

Os efeitos e benefícios da fisioterapia ortopédica são os de maximizar a funcionalidade do paciente. O fisioterapeuta procura diminuir o quadro de dor e as alterações instaladas ou que possam vir a se instalar, caso não seja feita a reabilitação. Para prevenir doenças através da fisioterapia ortopédica, “é preciso observar as posturas viciosas do dia a dia, tanto no ambiente de trabalho, como nas atividades do dia a dia da pessoa, perceber e corrigir, se necessário, problemas ergonômicos, principalmente no ambiente de trabalho, para garantir uma boa funcionalidade do corpo humano e da sua biomecânica”, finaliza Danna Macêdo.

Compartilhe essa notícia: